BOAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
O CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
As questões fundamentais que nortearam o presente estudo foi: o que são boas práticas no âmbito das tecnologias digitais? Como estão/são conceituadas nas pesquisas educacionais? O objetivo foi mapear pesquisas que conceituassem o significado de boas práticas de ensino com uso dos artefatos digitais. Tratou-se assim, da fase inicial da elaboração de uma dissertação vinculada à temática, associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Utilizou-se como fonte de busca das produções a base de dados Google Acadêmico. Foram selecionadas 6 produções no período de 2013 a 2017, que apresentavam os descritores: “boas práticas”, “educação básica”, “tecnologias digitais” e “TIC” (Tecnologias da Informação e Comunicação). A análise quantitativa baseada nos critérios de inclusão dos textos, evidenciou um baixo número de investigações que fazem uso do termo boa prática no campo das tecnologias educativas. Os resultados da análise qualitativa, apontaram que as pesquisas que mencionam o termo boas práticas não delinearam orientações teórico-metolodológicas, demonstrando uma compreensão peculiar em cada estudo. Entretanto, considerou-se que os estudos defendem a necessidade e relevância da produção de conhecimentos/reflexões baseadas em experiências de integração dos artefatos digitais com resultados significativos.
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