BOAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

O CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Resumo

As questões fundamentais que nortearam o presente estudo foi: o que são boas práticas no âmbito das tecnologias digitais? Como estão/são conceituadas nas pesquisas educacionais? O objetivo foi mapear pesquisas que conceituassem o significado de boas práticas de ensino com uso dos artefatos digitais. Tratou-se assim, da fase inicial da elaboração de uma dissertação vinculada à temática, associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Utilizou-se como fonte de busca das produções a base de dados Google Acadêmico. Foram selecionadas 6 produções no período de 2013 a 2017, que apresentavam os descritores: “boas práticas”, “educação básica”, “tecnologias digitais” e “TIC” (Tecnologias da Informação e Comunicação). A análise quantitativa baseada nos critérios de inclusão dos textos, evidenciou um baixo número de investigações que fazem uso do termo boa prática no campo das tecnologias educativas. Os resultados da análise qualitativa, apontaram que as pesquisas que mencionam o termo boas práticas não delinearam orientações teórico-metolodológicas, demonstrando uma compreensão peculiar em cada estudo. Entretanto, considerou-se que os estudos defendem a necessidade e relevância da produção de conhecimentos/reflexões baseadas em experiências de integração dos artefatos digitais com resultados significativos.

Biografia do Autor

  • Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

    Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutorado em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós graduaçao em Educação da Universidade Estadual de Londrina no Paraná (PPEDU). Atua na área de Didática, Formação de Professores e Tecnologias Educativas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic, Editora adjunta da Revista Educação em Análise.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes