DISCURSO COLETIVO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Universidade Anhanguera. Instituição de Ensino Superior em Campo Grande/MS(Uniderp)
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cristiane Borges Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Luiz Fernando de Oliveira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Resumo

A pesquisa objetivou discutir a prática pedagógica inovadora, baseada na ação docente contextualizada com a interação entre alunos e professores em sala de aula. A análise teve como instrumento de coleta um questionário on-line aplicado em dois momentos: O primeiro, com 14 professores do Ensino Superior, em 2017, todos do mesmo campus e, o segundo estudo, com a participação de 103 professores, também do Ensino Superior, pertencentes a 27 campi. Ao todo, a coleta contemplou 117 docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada no estado do Ceará. De modo geral, os resultados apontam avanços na apropriação dos professores derivada de suas práticas, dos feedback positivos na avaliação sobre as mudanças após as práticas inovadoras; avanços na relação afetiva entre professor e aluno; bem como na aprendizagem dos alunos. Como pesquisas futuras, o estudo apresentará o refinamento das categorias aqui investigadas.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes