Desafios e preocupações de professores universitários iniciantes diante de um contexto inovador, dinâmico e interdisciplinar: percepções de docentes do Sul do Brasil
Resumo
A comunidade acadêmica tem vivenciado significativas inovações disruptivas e enfrenta desafios frequentes. Fato é que vivemos numa sociedade em constante mutação e outro fato é que a universidade historicamente sempre esteve articulada com a sociedade. Contudo, ao refletir como professores universitários iniciantes se sentem ao iniciar sua atuação profissional numa universidade num momento histórico de tantas transformações, diversidade, inovações e avanços tecnológicos, surgem muitas dúvidas que esta pesquisa pretende retratar. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar preocupações e desafios de professores iniciantes numa universidade no Sul do Brasil. A amostra é de uma universidade, no entanto, seus resultados poderão servir de alerta para todas as demais instituições. As questões são relativas aos desafios tanto individuais, presentes na realidade dos docentes, como também, desafios no âmbito da universidade de forma global. É uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário e análise de conteúdo para concluir os dados. O destaque é que os docentes que responderam essa pesquisa participaram de uma disciplina denominada Metodologia do Ensino Superior e, portanto colocaram suas impressões acerca de sua atuação após essa formação. Como resultado evidenciaram-se preocupações relativas à formação cidadã dos estudantes, o mercado de trabalho tanto na perspectiva do aluno como também do docente. A aplicação de metodologias ativas foi um dos pontos altos, e por fim, a importância em colocar o estudante como protagonista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.