Desafios e preocupações de professores universitários iniciantes diante de um contexto inovador, dinâmico e interdisciplinar: percepções de docentes do Sul do Brasil

Autores

  • Giovana Fernanda Bruschi PUCRS
  • Alam de Oliveira Casartelli

Resumo

A comunidade acadêmica tem vivenciado significativas inovações disruptivas e enfrenta desafios frequentes. Fato é que vivemos numa sociedade em constante mutação e outro fato é que a universidade historicamente sempre esteve articulada com a sociedade. Contudo, ao refletir como professores universitários iniciantes se sentem ao iniciar sua atuação profissional numa universidade num momento histórico de tantas transformações, diversidade, inovações e avanços tecnológicos, surgem muitas dúvidas que esta pesquisa pretende retratar. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar preocupações e desafios de professores iniciantes numa universidade no Sul do Brasil. A amostra é de uma universidade, no entanto, seus resultados poderão servir de alerta para todas as demais instituições. As questões são relativas aos desafios tanto individuais, presentes na realidade dos docentes, como também, desafios no âmbito da universidade de forma global. É uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário e análise de conteúdo para concluir os dados. O destaque é que os docentes que responderam essa pesquisa participaram de uma disciplina denominada Metodologia do Ensino Superior e, portanto colocaram suas impressões acerca de sua atuação após essa formação. Como resultado evidenciaram-se preocupações relativas à formação cidadã dos estudantes, o mercado de trabalho tanto na perspectiva do aluno como também do docente. A aplicação de metodologias ativas foi um dos pontos altos, e por fim, a importância em colocar o estudante como protagonista.

Biografia do Autor

  • Alam de Oliveira Casartelli

    Possui Graduação em Administração de Empresas pela FURG, Mestrado em Gestão Empresarial pela PUCRS e Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS. É Pró-Reitor de Administração e Finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Administração, Gestão Universitária,Marketing Político e Educação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Atua também como avaliador Institucional do MEC.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes