APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO

“PROJETO X” E A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Carla Pineda Lechugo Centro Paula Souza e Escola Superior Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
  • Fábio de Paula Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.9490

Resumo

Este artigo apresenta o “Projeto X”, experiência educativa que foi realizada com alunos do ensino superior entre 2018 e 2019, onde percebeu-se que seria mais valioso os alunos aprenderem os conceitos de Gestão de Produtos e Marcas ao pensarem sobre os seus próprios desafios de empregabilidade e carreira, através do desenvolvimento de seus próprios portfólios de produtos e serviços. Este trabalho apresenta também, de forma prática e didática, todas as etapas de desenvolvimento desta proposta e propõe uma reflexão sobre a aprendizagem centrada no aluno e a construção de autoconhecimento e autorreflexão por parte dos mesmos. Acredita-se que esse método de construção do conteúdo programático de um componente curricular com vistas à sua aplicação na vida pessoal e profissional dos alunos procura romper com o modelo de “transferência bancária”, modelo este contestado por Paulo Freire, onde impera a objetividade e os formatos prontos para serem aplicados aos alunos.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Tema livre