COACHING: PROPOSTA INOVADORA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?

REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

Resumo

Resumo. O presente artigo configura-se como parte de pesquisa realizada em processo de doutoramento em Educação, que analisa as propostas de formação continuada de professores considerando as condições objetivas para a educação e a formação para a emancipação humana na sociedade contemporânea. O objetivo é analisar criticamente o processo de coaching como proposta de formação continuada para professores, considerando a Teoria Histórico-Cultural, em Vygotsky e seus interlocutores, e a Pedagogia Histórico-Crítica, idealizada por Saviani, como aporte teórico-metodológico para esta análise. Para sua composição, foram identificadas propostas de formação de coaching para professores, divulgadas por meio de marketing digital. Foram 03 propostas selecionadas e analisadas. Como resultado, compreende-se que pensar no processo formativo docente no qual o coaching está inserido é considerar uma formação desarticulada com as problemáticas mais amplas da sociedade e suas diferentes práticas, visto que apresenta antagonismo às premissas teórico-metodológicas que negligenciam que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição humana, ou seja, uma formação transformadora, para a contribuição de professores emancipados, críticos, pensantes, analisadores e capazes de compreender os processos sociais, cujo trabalho redunde em distanciamento de práticas reprodutivistas e adaptativas.

Palavras-chave: Formação Continuada. Professores. Coaching. Inovação.

Biografia do Autor

  • Sônia da Cunha Urt, UFMS

    É graduada em Psicologia, Pedagogia e Administração de Empresas. Pós-Doutorado pela Unicamp e pela Universidad de Alcalá de Henares - Espanha e Universidade de Lisboa - Portugal. Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Professora Titular Aposentada da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Diretora da ABEP - Associação Brasileira de Ensino de Psicologia em Mato Grosso do Sul e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia - GEPPE/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interface Psicologia e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Identidade, Aprendizagem, Constituição do
    Sujeito em Espaços Educativos. Estudos sobre Memória - Personagens/Biografias e Autobiografias na Educação e Psicologia no âmbito regional e nacional. Psicologia e Educação: Contornos e Possibilidades sob o Enfoque das Políticas Públicas/Aporte da Psicologia Histórico-Cultural. Práticas educativas e formativas (Foco nas questões da violência na escola/ adoecimento psíquico/ práticas de enfrentamento/ suporte do conhecimento psicológico na escola/ análises de projetos de formação de professores)

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes