COACHING: PROPOSTA INOVADORA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?
REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumo
Resumo. O presente artigo configura-se como parte de pesquisa realizada em processo de doutoramento em Educação, que analisa as propostas de formação continuada de professores considerando as condições objetivas para a educação e a formação para a emancipação humana na sociedade contemporânea. O objetivo é analisar criticamente o processo de coaching como proposta de formação continuada para professores, considerando a Teoria Histórico-Cultural, em Vygotsky e seus interlocutores, e a Pedagogia Histórico-Crítica, idealizada por Saviani, como aporte teórico-metodológico para esta análise. Para sua composição, foram identificadas propostas de formação de coaching para professores, divulgadas por meio de marketing digital. Foram 03 propostas selecionadas e analisadas. Como resultado, compreende-se que pensar no processo formativo docente no qual o coaching está inserido é considerar uma formação desarticulada com as problemáticas mais amplas da sociedade e suas diferentes práticas, visto que apresenta antagonismo às premissas teórico-metodológicas que negligenciam que a cultura e as relações sociais são elementos fundamentais na constituição humana, ou seja, uma formação transformadora, para a contribuição de professores emancipados, críticos, pensantes, analisadores e capazes de compreender os processos sociais, cujo trabalho redunde em distanciamento de práticas reprodutivistas e adaptativas.
Palavras-chave: Formação Continuada. Professores. Coaching. Inovação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.