IMPLICAÇÕES DO PRIVADO NO PÚBLICO: PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E AS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Maria Aparecida Canale Balduino Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

RESUMO: Nesta pesquisa analisaremos as implicações do Programa Jovem de Futuro (PJF) para a gestão das escolas públicas de ensino médio, no âmbito da parceria entre o setor público e o setor privado. Trata-se de uma metodologia do Instituto Unibanco (IU), uma instituição do Terceiro Setor que integra o Movimento Todos pela Educação, para o ensino médio pré-qualificada no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em 2012 o Programa Jovem de Futuro (PJF) integrou- se ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do MEC. A metodologia abrange a análise bibliográfica e documental dos relatórios e manuais do Programa do Instituto Unibanco, que estão disponíveis em seu site, bem como de seus materiais editoriais impressos como o Cardápio de Metodologias - Propostas pedagógicas para aplicação em escolas públicas de Ensino Médio (2010); o Cardápio de Metodologias Jovem de Futuro- Estratégias para implementação do projeto aplicadas a gestores, professores e alunos (2010); os Relatórios de atividades do Instituto Unibanco, de 2009 a 2013 e os Manuais para a Secretaria de Educação – Jovem de Futuro (2012). Os resultados mostraram que para implantação do PJF, o IU estabeleceu um curso padrão de Gestão Escolar para Resultados ao grupo gestor; indicação de metodologias e materiais pedagógicos padronizados aos professores, alunos e a comunidade escolar, que emprega a lógica de mercado e assim, traz implicações que comprometem a autonomia da gestão escolar e fere o princípio da gestão democrática.

 Palavras-chave: Público e privado. Programa Jovem de Futuro. Gestão Escolar.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes