IMPLICAÇÕES DO PRIVADO NO PÚBLICO: PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E AS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR
Resumo
RESUMO: Nesta pesquisa analisaremos as implicações do Programa Jovem de Futuro (PJF) para a gestão das escolas públicas de ensino médio, no âmbito da parceria entre o setor público e o setor privado. Trata-se de uma metodologia do Instituto Unibanco (IU), uma instituição do Terceiro Setor que integra o Movimento Todos pela Educação, para o ensino médio pré-qualificada no Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em 2012 o Programa Jovem de Futuro (PJF) integrou- se ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do MEC. A metodologia abrange a análise bibliográfica e documental dos relatórios e manuais do Programa do Instituto Unibanco, que estão disponíveis em seu site, bem como de seus materiais editoriais impressos como o Cardápio de Metodologias - Propostas pedagógicas para aplicação em escolas públicas de Ensino Médio (2010); o Cardápio de Metodologias Jovem de Futuro- Estratégias para implementação do projeto aplicadas a gestores, professores e alunos (2010); os Relatórios de atividades do Instituto Unibanco, de 2009 a 2013 e os Manuais para a Secretaria de Educação – Jovem de Futuro (2012). Os resultados mostraram que para implantação do PJF, o IU estabeleceu um curso padrão de Gestão Escolar para Resultados ao grupo gestor; indicação de metodologias e materiais pedagógicos padronizados aos professores, alunos e a comunidade escolar, que emprega a lógica de mercado e assim, traz implicações que comprometem a autonomia da gestão escolar e fere o princípio da gestão democrática.
Palavras-chave: Público e privado. Programa Jovem de Futuro. Gestão Escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.