“ESCOLA SEM PARTIDO”: UMA "PESADA E TEMÍVEL MATERIALIDADE" NAS CONJURAÇÕES DISCURSIVAS DAS CONTRAREFORMAS DO ESTADO BRASILEIRO

Autores

  • Edgar Antônio Nery Alves Camelo Universidade Estadual de Goias, Universidade Federal de Goias
  • Thiago F. Sant'Anna Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os discursos que estão circunscritos em torno do movimento “Escola sem Partido”, visto que ele é responsável por disseminar discursos, propostas, debates e templates de documentos e projetos de lei para quem deseja fazer uso. São questões que, conforme o estudo realizado, impactam as relações sociais, modificando a relação professor/aluno nas escolas públicas. Esse projeto de lei, uma vez implantado nas diversas esferas do poder público e político, nos âmbitos municipal, estadual e federal, busca, em termos gerais, criminalizar a prática do professor, pois o profissional de educação fica impelido de trabalhar algumas correntes teóricas do pensamento social e categorias de análise como política, gênero e suas intersecções. O referencial teórico que sustenta a análise feita aqui é o de Michel Foucault (2001 e 2003), no âmbito da relação do discurso com o saber, o poder, entre outras provocações teóricas relativas à compreensão do nosso objeto, tal como o papel dos intelectuais nas frentes de resistência.

Biografia do Autor

  • Edgar Antônio Nery Alves Camelo, Universidade Estadual de Goias, Universidade Federal de Goias

    Graduado em Serviço Social pela UFG-GO, Graduando em letras Português/Inglês pela UEG-GO, Pós Graduando em Docência Universitária e Mestrando em Sociologia pelo Programa de pós graduação (PPGS), Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisa Serviço Social, Educação e Gênero.

     

  • Thiago F. Sant'Anna, Universidade Federal de Goiás

      Thiago F. Sant'Anna é Graduado em História e em Serviço Social pela PUC-GO, possui Doutorado em História pela Universidade de Brasília, na Área de Concentração em Estudos Feministas e de Gênero; e Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás, onde atua como professor permanente. Atualmente, é professor de História da Arte do curso de graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás/ Regional Cidade de Goiás.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Tema livre