“ESCOLA SEM PARTIDO”: UMA "PESADA E TEMÍVEL MATERIALIDADE" NAS CONJURAÇÕES DISCURSIVAS DAS CONTRAREFORMAS DO ESTADO BRASILEIRO
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os discursos que estão circunscritos em torno do movimento “Escola sem Partido”, visto que ele é responsável por disseminar discursos, propostas, debates e templates de documentos e projetos de lei para quem deseja fazer uso. São questões que, conforme o estudo realizado, impactam as relações sociais, modificando a relação professor/aluno nas escolas públicas. Esse projeto de lei, uma vez implantado nas diversas esferas do poder público e político, nos âmbitos municipal, estadual e federal, busca, em termos gerais, criminalizar a prática do professor, pois o profissional de educação fica impelido de trabalhar algumas correntes teóricas do pensamento social e categorias de análise como política, gênero e suas intersecções. O referencial teórico que sustenta a análise feita aqui é o de Michel Foucault (2001 e 2003), no âmbito da relação do discurso com o saber, o poder, entre outras provocações teóricas relativas à compreensão do nosso objeto, tal como o papel dos intelectuais nas frentes de resistência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.