CONDILLAC - DAS SENSAÇÕES NASCE TODO O SISTEMA DO HOMEM
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.9267Resumo
Condillac (1715 – 1780), viveu no período do Iluminismo. Este artigo trata das obras Tratado dos sistemas e Tratado das sensações, publicadas em 1754, cujo tema é as sensações e sua relação com o pensamento e o conhecimento, de um modo que não se poderia deixar de ver a íntima relação com o diálogo Teeteto de Platão e com o Ensaio sobre o entendimento de John Locke. No Tratado dos sistemas, Condillac conduziu sua pesquisa através das leituras dos Clássicos: Platão e Sócrates, e do também Iluminista, John Locke, atribuindo a Locke uma importância extraordinária no entendimento da razão. Discorreu sobre as origens do Inatismo, colocando-se como desconhecedor de suas origens. Assim, afastando-se das ideias inatas, a ciência só pode se estabelecer a partir da racionalidade, que requer entender como o pensamento funciona. Condillac separou sensações e sentidos: os sentidos seriam a causa. Ele está obviamente falando dos órgãos do corpo humano, e as sensações são de fato os estímulos psíquicos que os sentidos captam da natureza e das coisas. Para ele, não existe outro modo de se adquirir conhecimento. O ser humano aprende tudo o que sabe ou poderia saber através das sensações que os sentidos transmitem ao pensamento. Logo, não há conhecimento que não proceda do exterior para o interior do ser humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.