CONDILLAC - DAS SENSAÇÕES NASCE TODO O SISTEMA DO HOMEM

  • Jefferson Silva do Rêgo Mestre em estudos linguísticos pelo Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do IFG - Campus Formosa.

Resumo

Condillac (1715 – 1780), viveu no período do Iluminismo. Este artigo trata das obras Tratado dos sistemas e Tratado das sensações, publicadas em 1754, cujo tema é as sensações e sua relação com o pensamento e o conhecimento, de um modo que não se poderia deixar de ver a íntima relação com o diálogo Teeteto de Platão e com o Ensaio sobre o entendimento de John Locke. No Tratado dos sistemas, Condillac conduziu sua pesquisa através das leituras dos Clássicos: Platão e Sócrates, e do também Iluminista, John Locke, atribuindo a Locke uma importância extraordinária no entendimento da razão. Discorreu sobre as origens do Inatismo, colocando-se como desconhecedor de suas origens. Assim, afastando-se das ideias inatas, a ciência só pode se estabelecer a partir da racionalidade, que requer entender como o pensamento funciona. Condillac separou sensações e sentidos: os sentidos seriam a causa. Ele está obviamente falando dos órgãos do corpo humano, e as sensações são de fato os estímulos psíquicos que os sentidos captam da natureza e das coisas. Para ele, não existe outro modo de se adquirir conhecimento. O ser humano aprende tudo o que sabe ou poderia saber através das sensações que os sentidos transmitem ao pensamento. Logo, não há conhecimento que não proceda do exterior para o interior do ser humano.

Biografia do Autor

Jefferson Silva do Rêgo, Mestre em estudos linguísticos pelo Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do IFG - Campus Formosa.
Possui graduação em Letras/Português (2007) pela UFG, especialização em Educação Integral (2011) pela UFG e mestrado em Letras e Linguística (2016) também pela UFG.
Trabalha no IF Goiano como Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Historiografia-Linguística
e em Educação Profissional e Tecnológica
Publicado
2021-11-23
Seção
Tema livre