AMAZÔNIA COMO LUGAR DE CULTURAS: CONCEITOS, CONTEXTOS E CONDIÇÕES IDENTITÁRIAS E MEMORIAIS
Resumo
O presente texto resulta de investigações sobre concepções de cultura e suas relações com identidade e memória. Pensadores de diversas áreas e épocas buscaram apresentar teorias para explicar o mundo numa perspectiva de avanço do processo civilizatório, por meio de uma formação humana, comumente chamada de cultura. Cultura é um termo que desde o período primitivo vem sendo desenvolvido por conta de sua abrangência e complexidade, haja vista, as inúmeras transformações que acompanham a evolução do sujeito no seu espaço social, tecnológico, entre outros, ao longo dos tempos. O artigo tem a finalidade de provocar um pensar as culturas na Amazônia a partir da antropologia das diferenças cujo mote é apresentar as manifestações culturais numa perspectiva do diferente, e com uma grande riqueza interna a cada uma a ser compartilhada. O artigo é desenvolvido sob a tese de que Cultura parte de uma concepção ampla, dinâmica, abrangente, pluralizada, que implica diversidade de manifestações, condutas e comportamentos. Por essa razão, é inapropriado e insipiente tratar cultura como algo uniforme, retilíneo e singular. A Amazônia é um exemplo apropriado dessa percepção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.