“FOGE A NEGRA ESPAVORIDA”: REPRESENTAÇÕES DE NEGROS EM CRÔNICAS DE FERNANDO SABINO (1959-1960) E DIÁLOGOS COM CASA GRANDE &SENZALA, DE GILBERTO FREYRE.
Resumo
A crônica é um gênero literário híbridoquenas décadas de 1950-1960 teve um dos seus momentos de maior prestígio na vida cultural e social brasileira. Fernando Sabino, importante escritor no gênero, foi um dos que mais produziu neste período, tendo contribuído para a compreensão de sua época a partir, principalmente, de narrativas caracterizadas por um estilo direto, enelas não são poucos os personagens marcados como “negros”. Neste estudo, buscamos compreender como se dá essa marcação dos personagens através dos seus recursos literários e que representações ela (re)produz, para analisar, assim, como dialogam com aquelas apresentadas em Casa Grande & Senzala (1933), de Gilberto Freyre, importante obra que pautou o debate do racismo ao longo do século XX, penetrando na intelectualidade e no imaginário social. Para enriquecer o debate, trazemos ainda a palavra de intelectuais negros como Sueli Carneiro (2005), Abdias Nascimento (2016) e Clóvis Moura (1988), que nos ajudam a observar melhor os mecanismos do racismo. Trata-se de um trabalho que busca compreender a literatura a partir de seus próprios recursos, ao mesmo tempo em que os historiciza
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.