PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO-FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR DO CEUARKOS (MÉXICO) E SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Autores

  • Marilza Suanno

Resumo

O presente artigo visa apresentar o Projeto de Investigação-Ação-Formação Transdisciplinar desenvolvido pelo Centro de Estudos Universitário – CEUArkos (México), bem como detalhar as quatro estratégias metodológicas criadas e implantadas pela instituição, quais sejam: 1) oficinas de investigação-ação-formação; 2) mesas redondas transdisciplinares, 3) seminários de teses transdisciplinares e 4) exercícios transdisciplinares nas aulas. Ao apresentar os caminhos institucionalmente construídos, por esta instituição, que visa cumprir seu papel social na promoção da vida intelectual e na formação humana/profissional apresenta-se conceitos de transdisciplinaridade, antropoformação, autoformação, coformação e ecoformação que sustentam tal perspectiva curricular, formativa e didática. O presente artigo apresenta resultados da pesquisa de doutorado em educação intitulada “Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade” (2015), cadastrada no Comitê de Ética da Universidade Federal de Goiás – UFG (Protocolo nº 331/10).

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Tema livre