POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E FORMAÇÃO DO LEITOR: a produção poética de Heleno Godoy em sala de aula.
Resumo
O presente artigo parte da problemática de ‘Como a leitura da poesia moderna e contemporânea pode contribuir para formar o leitor literário?’ e objetiva discutir a formação de leitores literários na escola, a partir da leitura de poesia. A escolha do corpus de análise para a pesquisa surgiu do interesse de valorizar a produção poética do goiano Heleno Godoy, poeta considerado uma das figuras fundamentais para a poesia produzida em Goiás, em especial, nas obras mais recentes. Dessa forma, foram selecionados para trabalhar em sala de aula textos dos livros A casa (2001) e Lugar comum e outros poemas (2005). Para a metodologia, foi dado o trato qualitativo, em uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública da cidade de Inhumas-GO. Foi feita uma intervenção com a leitura de poemas dos livros já mencionados, de Heleno Godoy, seguidos de debates, questionário semiestruturado e outras atividades pedagógicas. Os resultados apontam para a eficácia da formação do leitor de poesia à medida que ocorra uma boa mediação por parte do professor.
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