MACBETH E O TRONO MANCHADO DE SANGUE: traição, ambição e culpa.
Resumo
Em uma perspectiva intercultural, propomos aqui uma análise comparativa entre duas obras de universos distintos, mas que dialogam no que tange ao comportamento humano. A peça Macbeth de William Shakespeare é um clássico que permanece como importante leitura através dos tempos e traz a história de Lady e Lord Macbeth em busca de poder após os presságios proferidos por três bruxas no coração de uma floresta a peça trata de comportamentos no que diz respeito a ganância, poder e culpa. Akira Kurosawa, em 1957 em sua obra Trono Manchado de Sangue nos agracia com uma releitura do clássico shakespeariano. Em um contexto do Japão Medieval, sua narrativa aborda os mesmos temas que o da obra de Shakespeare, porém, trazendo nuances que são particulares da cultura nipônica, como a presença do Teatro Nô. Assim, podemos observar que a dinâmica intercultural ultrapassa continentes, mantendo em dialogo culturas, narrativas e reflexões sobre o que vem a ser humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.