LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: DA LEITURA COMO PRODUÇÃO DE UM SENTIDO (NÃO) MULTICOLORIDO
Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira. Leitura. Produção de Sentidos.Resumo
Neste artigo, discutimos os efeitos de sentidos que podem se provocados em contextos de leitura de livros de literatura infantil afro-brasileira na escola, a partir da mediação didática de antecipações/conhecimentos prévios das crianças sobre os possíveis ditos nos textos, com base nas pistas linguísticas dadas pelo título e pelas ilustrações da capa. A análise está circunscrita em um marco teórico provenientes das investigações sobre a literatura (BIER, 2004; CUNHA Jr., 2008; GOULEMONT, 2009) e nos estudos sócio-interacionistas da linguagem (BAKHTIN, 2012). A escolha do corpus de análise, delimitou-se pela recorrência das principais categorias enfocados nos títulos das obras analisadas, a saber: beleza estética; ancestralidade e intertextualidade. O estudo aponta que os sentidos produzidos a partir das hipóteses levantadas pelas crianças, em contextos de leitura coletiva, mediado pelo professor, invocam diferentes sentidos ao texto, e ao depender da mediação didática pode forçar estereótipos sociais, ainda eurocêntricos, sobre o ser negro ou o ser branco (que não são de fáceis desconstruções ideológicas).
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