A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: POSSIBILIDADES DA PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Formação de professores. Emancipação humana. Pesquisa. Ensino. Extensão.Resumo
A discussão do objeto “formação de professores” advém de estudos do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) e, para este artigo, do projeto de pesquisa vinculado ao grupo “Atividades de ensino, pesquisa e extensão: um estudo do letramento na formação de professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG)”. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Luziânia viabilizam o letramento na formação de professores do curso de Pedagogia e tem por base documental as legislações e documentos oficiais da UEG, do Câmpus Luziânia e do Curso de Pedagogia e por base teórica Libâneo (1998), Saviani (1998), Curado Silva (2008; 2011) e outros que discutem formação de professores; Botomé (1996), Freire (1983), Reis (1989), Demo (2006) e outros que discutem a universidade e a indissociabilidade do tripé universitário; Freire (1996; 2009), Kleiman (1995), Soares (1998) e outros que discutem o letramento. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica, documental e do tipo Estado da Arte para o corpus teórico; e um estudo de caso para o corpus empírico. Uma vez que a pesquisa está em andamento, serão apresentadas neste texto as reflexões e construções conceituais a, partir de um recorte que considera os resultados parciais da pesquisa e também as atividades desencadeadas pela investigação do objeto. Assim, o objetivo deste artigo é socializar os estudos e discussões sobre as possibilidades de emancipação humana na universidade pela indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de Pedagogia.
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