O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM FOCO
Palavras-chave:
Artigo de opinião. Capacidades de linguagem. Sequência didáticaResumo
Este trabalho é fruto de pesquisas realizadas no projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objeto de transposição didática externa”, o qual está inserido no grupo de pesquisa DIALE (CNPq/UENP). Em sua base teórica, o projeto pauta-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em especial aos voltados para a transposição didática de gêneros textuais. O projeto tem como objeto de análise as ações desenvolvidas no subprojeto de ensino PIBID 2015, intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, do eixo pautado nos Gêneros Textuais, o qual visa promover o letramento em duas escolas estaduais parceiras do programa, tendo como ferramenta mediadora a metodologia das Sequências Didáticas de Gêneros (SDG) criada pelo ISD. O presente artigo apresenta uma análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem de um aluno de um 9º ano (participante do PIBID 2015), a partir de intervenções didáticas nas quais foi desenvolvida uma SD do gênero “artigo de opinião”. O objetivo é validar a metodologia das SDG e refletir sobre seu impacto na aprendizagem dos alunos.Downloads
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