O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM FOCO

Autores

  • Rithielle Aparecida Castellani
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Artigo de opinião. Capacidades de linguagem. Sequência didática

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisas realizadas no projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objeto de transposição didática externa”, o qual está inserido no grupo de pesquisa DIALE (CNPq/UENP). Em sua base teórica, o projeto pauta-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em especial aos voltados para a transposição didática de gêneros textuais. O projeto tem como objeto de análise as ações desenvolvidas no subprojeto de ensino PIBID 2015, intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, do eixo pautado nos Gêneros Textuais, o qual visa promover o letramento em duas escolas estaduais parceiras do programa, tendo como ferramenta mediadora a metodologia das Sequências Didáticas de Gêneros (SDG) criada pelo ISD. O presente artigo apresenta uma análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem de um aluno de um 9º ano (participante do PIBID 2015), a partir de intervenções didáticas nas quais foi desenvolvida uma SD do gênero “artigo de opinião”. O objetivo é validar a metodologia das SDG e refletir sobre seu impacto na aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

  • Rithielle Aparecida Castellani
    Graduada em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. Aluna-voluntária do PIBID e bolsisita de Inicição à Docência durante a graduaçao. Participa do grupo de pesquisa DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino, da UENP (estudante), coordenado pela Prof. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros. Atualmente é aluna de especialização em Docência do Ensino Superior e em Ensino de Língua Portuguesa (UENP/CP).
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná
    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio).  Atua na graduação em Letras e no Mestrado Profissional e Letras (PROFLETRAS). Líder do GP DIALE(CNPQ/UENP) - Diálodos linguísticos e ensino.
     

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

Tema livre