IMAGINÁRIO, LITERATURA E EDUCAÇÃO POPULAR: NOTAS SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA AS FILHAS DE LILITH DE CIDA PEDROSA

Autores

  • Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Gênero. Literatura. Educação Popular. Imaginário. Cida Pedrosa.

Resumo

Esta pesquisa apresenta discussões que interligam os campos da Educação Popular, Literatura e Gênero à luz da Teoria do Imaginário. Assim, este estudo tem o objetivo geral de compreender as representações da categoria gênero presentes no pensamento literário da escritora pernambucana Cida Pedrosa. Trata-se de uma investigação de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva quanto aos seus fins. Os resultados alcançados a partir da análise da obra eleita aludem a premissas de que a literatura, entendida enquanto espaço e prática formativa, potencializa uma compreensão plural e interdisciplinar acerca da categoria gênero. Ainda, que as concepções apresentadas na obra da escritora Cida Pedrosa perfazem a literatura como expressão sensível e possível à resignificação dos modelos e discursos hegemônicos sobre questões de gênero. E, por fim, que o saber não formal, assim como o produzido na literatura de Cida Pedrosa, aliado a teorias não redutoras, é imprescindível à resistência as imposições epistemológicas que marcam a produção hegemônica do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral
    Mestranda em Educação Contemporânea - Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Especialista em Educação e Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco (2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2012). Licenciada em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-PE(2010).
  • Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Adjunto IV do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Gênero.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

Tema livre