IMAGINÁRIO, LITERATURA E EDUCAÇÃO POPULAR: NOTAS SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA AS FILHAS DE LILITH DE CIDA PEDROSA
Palavras-chave:
Gênero. Literatura. Educação Popular. Imaginário. Cida Pedrosa.Resumo
Esta pesquisa apresenta discussões que interligam os campos da Educação Popular, Literatura e Gênero à luz da Teoria do Imaginário. Assim, este estudo tem o objetivo geral de compreender as representações da categoria gênero presentes no pensamento literário da escritora pernambucana Cida Pedrosa. Trata-se de uma investigação de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva quanto aos seus fins. Os resultados alcançados a partir da análise da obra eleita aludem a premissas de que a literatura, entendida enquanto espaço e prática formativa, potencializa uma compreensão plural e interdisciplinar acerca da categoria gênero. Ainda, que as concepções apresentadas na obra da escritora Cida Pedrosa perfazem a literatura como expressão sensível e possível à resignificação dos modelos e discursos hegemônicos sobre questões de gênero. E, por fim, que o saber não formal, assim como o produzido na literatura de Cida Pedrosa, aliado a teorias não redutoras, é imprescindível à resistência as imposições epistemológicas que marcam a produção hegemônica do conhecimento.
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