SERVIÇO SOCIAL E INCLUSÃO: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Autores

  • Sheila Maria Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Tania Vicente Viana Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Aluno com Deficiência, Inclusão Escolar, Serviço Social.

Resumo

Resumo

 

O Serviço Social é uma profissão que trabalha para atender as necessidades sociais da população, defendendo seus direitos básicos, já que foi gestada na luta de classes. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do Serviço Social sob a óptica da Educação Inclusiva, cujo espaço na Educação vem sendo gradativamente conquistado. Aqui, especificamente, foi utilizada uma abordagem sobre a importância do Serviço Social junto ao processo de inclusão de crianças com deficiência no Ensino Regular, apropriando-se de conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos da profissão, para subsidiar sua práxis, procurando efetivar sua atuação com qualidade. Objetivou-se descrever aspectos significativos da literatura pertinentes à inclusão e ao fazer profissional do Assistente Social, buscando aparatos legais que a justifiquem. Teóricos como Sen (2010), Iamamoto (2007), Mazzota (2005), Netto (1996) e Gadotti (1993), dentre outros, deram suporte e legitimidade aos conceitos e questionamentos aqui abordados e desenvolvidos. Para maior aprofundamento deste estudo, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, fazendo uso tanto de livros, como da pesquisa em sítios eletrônicos inerentes ao assunto. Após análise desse estudo, verificou-se que a prática do Serviço Social deve ser pautada através de um trabalho qualificado capaz de mediar, intervir e interagir no momento adequado no ato da inclusão da pessoa com deficiência na escola de Ensino Regular.

 

Biografia do Autor

  • Sheila Maria Muniz, Universidade Federal do Ceará
    Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), Brasil.
  • Rita de Fátima Muniz, Universidade Federal do Ceará
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPGE), Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza (CE), Brasil.
  • Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre