SERVIÇO SOCIAL E INCLUSÃO: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR
Palavras-chave:
Aluno com Deficiência, Inclusão Escolar, Serviço Social.Resumo
Resumo
O Serviço Social é uma profissão que trabalha para atender as necessidades sociais da população, defendendo seus direitos básicos, já que foi gestada na luta de classes. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do Serviço Social sob a óptica da Educação Inclusiva, cujo espaço na Educação vem sendo gradativamente conquistado. Aqui, especificamente, foi utilizada uma abordagem sobre a importância do Serviço Social junto ao processo de inclusão de crianças com deficiência no Ensino Regular, apropriando-se de conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos da profissão, para subsidiar sua práxis, procurando efetivar sua atuação com qualidade. Objetivou-se descrever aspectos significativos da literatura pertinentes à inclusão e ao fazer profissional do Assistente Social, buscando aparatos legais que a justifiquem. Teóricos como Sen (2010), Iamamoto (2007), Mazzota (2005), Netto (1996) e Gadotti (1993), dentre outros, deram suporte e legitimidade aos conceitos e questionamentos aqui abordados e desenvolvidos. Para maior aprofundamento deste estudo, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, fazendo uso tanto de livros, como da pesquisa em sítios eletrônicos inerentes ao assunto. Após análise desse estudo, verificou-se que a prática do Serviço Social deve ser pautada através de um trabalho qualificado capaz de mediar, intervir e interagir no momento adequado no ato da inclusão da pessoa com deficiência na escola de Ensino Regular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.