MULTIMODALIDADE E LIVRO DIDÁTICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS: LINGUAGEM EM CONEXÃO

  • Eliane Martins da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Regina Cláudia Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Livro didático digital. Multimodalidade. Objeto educacional digital.

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a multimodalidade nos objetos educacionais digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão, de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. Objetivamos mostrar como os modos oral e escrito se relacionam com os recursos semióticos, a fim de colaborar para a construção do sentido dos objetos OEDs e também analisar como a multimodalidade é abordada didaticamente, isto é, trabalhada na leitura, gramática e produção textual. Esta pesquisa está inserida dentro de uma abordagem qualitativa,   visto que descrevemos e analisamos os OEDs. O método utilizado é o documental, uma vez que consideramos o livro didático digital um documento. Como fundamentação teórica, lançamos mão dos estudos de Dionísio e Vasconcelos (2013), Oliveira e Dias (2016), Vieira (2015), dentre outros. Os resultados deste estudo demonstram que a multimodalidade aparece no que diz respeito ao aspecto gráfico editorial, ao passo que não é abordada no que diz respeito à compreensão da leitura, gramática e produção textual.

Biografia do Autor

Eliane Martins da Silva, Universidade Estadual do Ceará
Mestranda em História e Letras do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em  Letras pela referida universidade.
Regina Cláudia Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará( UFC), atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Publicado
2017-09-30
Seção
Tema livre