EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E EPISTEMOLOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Autores

  • Hildomar José de Lima Universidade Federal de Goiás
  • Denise Pimenta de Oliveira Universidade de Brasília
  • Margareth Cavalcante de Castro Lobato Universidade Federal de Goiás
  • Pedro Augusto Lino Silva Costa

Palavras-chave:

Complexidades sociolinguísticas e ensino. Direitos humanos multicultural. Pluriepistemologia.

Resumo

Neste texto propomos uma reflexão sobre as práticas linguísticas e as práticas de ensino de línguas em contextos sociolinguisticamente complexos, na tensão entre as epistemologias hegemônicas e contra-hegemônicas, no âmbito dos Direitos humanos. É intenção mostrar que práticas educacionais hegemônicas norteadas a partir de princípios fundamentais da globalização promovem, ao contrário do que se espera, uma política de subtração de direitos aos diversos povos minorizados. Não se atentar à diversidade linguístico-social nos contextos de aprendizagem, especialmente naqueles em que circulam duas ou mais línguas é insistir em práticas hegemônicas e, consequentemente em epistemicídios. Práticas linguístico-pedagógicas contra-hegemônicas consiste, portanto, em reformular os pensamentos, as crenças, os valores e os comportamentos dos envolvidos no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Hildomar José de Lima, Universidade Federal de Goiás
    Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Departamente de Libras e Tradução, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. E-mail: <hildomar_lima@ufg.br>.
  • Denise Pimenta de Oliveira, Universidade de Brasília
    Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Membro da equipe editorial da Editora Universidade de Brasília. E-mail: <denisep.ol@gmail.com>.
  • Margareth Cavalcante de Castro Lobato, Universidade Federal de Goiás
    Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. E-mail: <mclobato@gmail.com>.
  • Pedro Augusto Lino Silva Costa
    Graduação em Letras: Português pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Língua Portuguesa na educação básica da rede privada de ensino. E-mail: <bon.mot.pedro@gmail.com>.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre