EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E EPISTEMOLOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
Palavras-chave:
Complexidades sociolinguísticas e ensino. Direitos humanos multicultural. Pluriepistemologia.Resumo
Neste texto propomos uma reflexão sobre as práticas linguísticas e as práticas de ensino de línguas em contextos sociolinguisticamente complexos, na tensão entre as epistemologias hegemônicas e contra-hegemônicas, no âmbito dos Direitos humanos. É intenção mostrar que práticas educacionais hegemônicas norteadas a partir de princípios fundamentais da globalização promovem, ao contrário do que se espera, uma política de subtração de direitos aos diversos povos minorizados. Não se atentar à diversidade linguístico-social nos contextos de aprendizagem, especialmente naqueles em que circulam duas ou mais línguas é insistir em práticas hegemônicas e, consequentemente em epistemicídios. Práticas linguístico-pedagógicas contra-hegemônicas consiste, portanto, em reformular os pensamentos, as crenças, os valores e os comportamentos dos envolvidos no processo de aprendizagem.Downloads
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