ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA ORIENTADA PELO LETRAMENTO CIENTÍFICO

  • Lívia Chaves Melo Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Porto Nacional.
Palavras-chave: Gênero discursivo. Material didático. Literatura. Pesquisa.

Resumo

Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida para propor o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica mediadora do trabalho com conteúdos disciplinares na perspectiva do letramento científico. Estudos do letramento e da interdisciplinaridade foram utilizados como aportes teóricos. A cultura universal é abordada no gênero focalizado e uma proposta de atividade didática para a Educação Básica é apresentada, considerando a Língua Portuguesa como disciplina catalisadora de conteúdos e saberes diversos.

Biografia do Autor

Lívia Chaves Melo, Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Porto Nacional.
Possui Licenciatura dupla em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa - 2006), Especialização em Leitura e Produção Escrita (2008), Mestrado em Ensino de Língua e Literatura (2011) e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (2015) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/CAPES). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Porto Nacional, com regime de trabalho de Dedicação Exclusiva. No Curso de Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, leciona as disciplinas na área de Língua Inglesa e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas.
Publicado
2017-09-30
Seção
Tema livre