A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NA PRÁTICA DOCENTE

  • Cibele Pimenta Tiradentes Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnologia Henrique Santillo UEG/CCET http://orcid.org/0000-0002-5861-4502
  • Jéssica Cavalcante Ribeiro FACULDADE NOROESTE (FAN)
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Professor. Psicopedagogo.

Resumo

Os psicopedagogos atuam prevenindo, tratando e identificando transtornos e déficits que esbarram no processo de ensino-aprendizado. Na escola, o psicopedagogo atua em parceria com o professor com o intuito principalmente de prevenir tais problemas, ou no cargo de professor de apoio acompanhando alunos que mediante laudo médico possuem o direito de receber tal benefício. Contudo, dada sua característica dinâmica e complexa, tanto do referido processo, quanto do indivíduo, ensinar e aprender pode esbarrar em problemas de ordem cultural, afetiva e social que não são passíveis de laudo médico. Assim, cabe ao professor tentar contorná-los em sala de aula. O problema está nos obstáculos que os educadores também enfrentam. No entanto, alguns tentam contornar essa situação buscando cursos para melhorar sua atuação docente. Dentre esses, destaca-se a especialização em Psicopedagogia por se ocupar de um assunto tão relevante ao ambiente escolar. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a relevância e o papel que a especialização em Psicopedagogia tem na prática docente de profissionais da educação que a possuem, embora não atuem no ambiente escolar como psicopedagogos. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva a partir do relato de duas professoras de uma escola da rede estadual goianiense sobre o reflexo, em sua atuação pedagógica, após cursarem  a especialização em  Psicopedagogia. Pode-se concluir que a especialização foi fundamental para promover mudanças na visão que as educadoras tinham quanto aos seus estudantes, ao processo de ensino-aprendizagem, ao papel da escola e da família no tratamento e prevenção de transtornos que podem ser detectados durante o processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Cibele Pimenta Tiradentes, Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnologia Henrique Santillo UEG/CCET

Graduada em Biologia, Bacharel e Licenciatura pela PUCGO

Especialista em Docencia Universitária PUCGO

Ms em Ciências Ambientais e Saúde PUCGO

Docente superior pela UEG/CCTE

Docente pela SEDUCE/GO

Professora Foramadora em Ciências da Natureza 

Jéssica Cavalcante Ribeiro, FACULDADE NOROESTE (FAN)

Graduada em Lestras/Inglês

 

Publicado
2017-09-30
Seção
Tema livre