PLANEJAMENTO E (AUTO)FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

  • Wagner Ferreira Angelo Wagner Ferreira Angelo é servidor na Secretaria Municipal de Educação - SME de Florianópolis.
  • Betânia Passos Medrado Betânia Passos Medrado é docente no curso de Letras Inglês na Universidade Federal da Paraíba - UFPB onde também atua na mesma função no Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING em nível de mestrado e doutorado.
Palavras-chave: Plano de aula, Conhecimentos (auto)prescritos, (Auto)Formação docente

Resumo

O presente trabalho procurou investigar em que medida o ato de planejar uma aula promove a (auto)formação de duas professoras de língua inglesa em formação inicial. Para tanto, aplicou-se um questionário semiestruturado, bem como foi realizada uma entrevista com duas alunas em formação inicial do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Assim, constatou-se que o desenvolvimento dessas professoras se deu pelo renovar de suas práticas pedagógicas na medida em que foram pensadas crítica e reflexivamente a respeito das nuances e experiências de sala de aula, confirmando-se um processo autoformativo.

Biografia do Autor

Wagner Ferreira Angelo, Wagner Ferreira Angelo é servidor na Secretaria Municipal de Educação - SME de Florianópolis.

Wagner Ferreira Angelo é graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Betânia Passos Medrado, Betânia Passos Medrado é docente no curso de Letras Inglês na Universidade Federal da Paraíba - UFPB onde também atua na mesma função no Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING em nível de mestrado e doutorado.
Betânia Passos Medrado é graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Publicado
2017-09-30
Seção
Tema livre