LITERATURA E CIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • Wallace Alves Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Análise de Discurso. Educação em Ciências. Leitura.

Resumo

Esse estudo realiza um levantamento sobre a relação entre Literatura e Ciência em pesquisas publicadas nas atas do Encontro Nacional da Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), durante o período de 1997 até 2015. O intento é analisar como esta relação pode ser articulada e projetada nas pesquisas da área de Ensino de Ciências. A perspectiva teórica, metodológica e analítica encontra-se fundamentada principalmente na Análise de Discurso Francesa e, portanto, prevalece aqui uma noção de leitura que trabalha com a exterioridade entre os diferentes espaços de ensino. Neste mapeamento, foram encontradas e analisadas 21 pesquisas, indicando que, de maneira geral, o ponto de articulação entre Literatura e Ciência firma-se pela criatividade que a leitura produz na Educação em Ciências. Argumenta-se que estes estudos buscam se afastar de uma linguagem exclusivamente hermética da ciência, a fim de expor articulações pela leitura discursiva que aproximam os conteúdos científicos dos principais sujeitos da educação - alunos e professores.

Biografia do Autor

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Química e Física da rede pública e privada da Educação Básica de Juiz de Fora – MG.
Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR. Professor Adjunto na área de Ensino de Ciências, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Humanas – Setor Palotina da UFPR.
Publicado
2017-09-30
Seção
Tema livre