REPENSANDO O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA A CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Hélvio Frank Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Neste texto, discuto acerca do currículo da/na formação inicial do professor de línguas à luz de teorias pós-estruturalistas e de concepções de pesquisadores reconhecidos na Linguística Aplicada brasileira com relevante atuação na área. Para tal, revisito alguns resultados teóricos de pesquisas sobre formação de professores de línguas com o foco voltado para o referido assunto, em dialogo com as concepções de currículo colhidas nos relatos dos participantes pesquisadores. O propósito central consiste em produzir possibilidades incipientes de problematização sobre a realidade curricular na formação contemporânea de professores de línguas dentro de uma égide crítica, de modo a abranger as demandas socioculturais da docência e a fortalecer a profissão neste século XXI.

 

Palavras-chave: Teoria Crítica. Formação Inicial Docente. Currículo

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Publicado

2016-05-03