TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tendências pedagógicas. Prática pedagógica. Tecnologias na Educação.Resumo
O presente estudo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as teorias pedagógicas modernas e contemporâneas para em seguida, discutir a utilização das tecnologias na educação à luz de suas políticas e ações, bem como de sua função pedagógica . Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa de fonte teórico-bibliográfica. Como base teórica serão utilizados autores como: Asmann (1998); Cysneiros (1999); Ferreira e Souza (2010); Gadotti (2000); Grinspun (1999); Libâneo (1994, 2005); Lima (2005); Morin (2001); Nogueira (2012); Ponce (2003); Saviani (1991,1999); Soares (2013) e Subirats (2000), dentre outros. Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes sociopolíticos que implicam a formação docente, de diferentes concepções de homem e sociedade, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, culminando nas diferentes tendências pedagógicas presentes no contexto escolar. Dessa forma, justifica-se o presente estudo por entender que os professores realizam sua prática docente a partir dessas influências na educação. Nesse sentido, compreende-se que as tendências pedagógicas contemporâneas permitem a articulação com as novas tecnologias, no entanto, observa-se que professores ainda não as utilizam como algo que agrega conhecimentos, interferindo qualitativamente em suas práticas e sim como um recurso meramente técnico.
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