TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Gisele Gomes Avelar Bernardes Universidade Estadual de Goiás _UEG
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Tendências pedagógicas. Prática pedagógica. Tecnologias na Educação.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as teorias pedagógicas modernas e contemporâneas  para em seguida, discutir a utilização das tecnologias na educação à luz de suas políticas e ações, bem como de sua função pedagógica . Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa de fonte teórico-bibliográfica. Como base teórica serão utilizados autores como: Asmann (1998);  Cysneiros (1999); Ferreira e Souza (2010); Gadotti (2000); Grinspun (1999); Libâneo (1994, 2005); Lima (2005); Morin (2001); Nogueira (2012); Ponce (2003); Saviani (1991,1999); Soares (2013) e Subirats (2000), dentre outros. Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes sociopolíticos que implicam  a formação docente, de diferentes concepções de homem e sociedade, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, culminando nas diferentes tendências pedagógicas presentes no contexto escolar. Dessa forma, justifica-se o presente estudo por entender que os professores realizam sua prática docente  a partir dessas influências na educação. Nesse sentido, compreende-se que as tendências pedagógicas contemporâneas permitem a articulação com as novas tecnologias, no entanto, observa-se que professores ainda não as utilizam como algo que agrega conhecimentos, interferindo qualitativamente em suas práticas e sim como um recurso meramente técnico. 

Biografia do Autor

  • Gisele Gomes Avelar Bernardes, Universidade Estadual de Goiás _UEG
    Mestre em  Educação,Linguagem e Tecnologias, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Atua na UEG- Campus Goianésia como professora e coordenadora de Curso e na Rede Pública Municipal de Ensino de Goianésia. Pesquisadora em Educação, Políticas Públicas, Educação a Distância (EaD) e Tecnologias na Educação.
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG
    Doutora em  Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ . Pesquisadora em Educação, Políticas Públicas, Educação a Distância (EaD), professor no Ensino Superior UFG - Universidade Federal de Goiás. Orientadora e professora do MIELT(UEG). 

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Tema livre