THE YOUNGER, THE HARDER: THE CHALENGES IN TEACHING ENGLISH TO VERY YOUNG LEARNERS
Resumo
Considerando a expansão do ensino de inglês para crianças no Brasil (TONELLI, 2005, 2008; TONELLI e CHAGURI, 2013; ROCHA, 2008; COX; ASSIS-PETERSON, 2008) este trabalho relata um estudo realizado com o objetivo de identificar os desafios enfrentados por professores de inglês para crianças muito pequenas durante uma experiência em uma escola de educação infantil na cidade de Londrina. Os dados foram gerados a partir de um Grupo Focal (Krueger, 1997) composto por sete alunos-professores e por meio da gravação de uma aula para crianças de quatro anos de idade. A análise dos dados mostrou que os professores de inglês para crianças são susceptíveis a enfrentar desafios relacionados ao planejamento de aulas, cuidados com as crianças, gerenciamento de aula, conseguir a atenção das crianças e resolução de conflitos entre os próprios alunos. Como resultado, no grupo analisado foi possível desmistificar o mito “quanto mais novo melhor” e concluir que “quanto mais novos os alunos mais difícil” para o professor pois isso requer formação específica para este profissional.
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