CULTURA, INTERCULTURALIDADE E SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Marco André Franco de Araújo
  • Francisco José Quaresma Figueiredo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Cultura. Interculturalidade. Sala de aula de línguas estrangeiras

Resumo

O presente artigo visa apresentar e discutir as definições de cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras. Serão discutidos alguns conceitos sobre esses temas com base nas teorias de Risager (2005, 2006, 2010), Hall (2012), Spencer-Oatey e Franklin (2009), entre outros. Serão apresentadas também, discussões acerca da interculturalidade na sala de aula de língua estrangeira, com base nas teorias de Corbett (2003) e Risager (2006). Com fundamentação nessas teorias, será discutida a importância que o professor deve dar à cultura e à interculturalidade em sala de aula, visto que língua e cultura são essenciais na construção social do indivíduo.

Biografia do Autor

  • Marco André Franco de Araújo
    Licenciado em Letras Português/Inglês - Universidade Estadual de Goiás; Cursando Mestrado em Estudos Linguísticos Universidade Federal de Goiás.
  • Francisco José Quaresma Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Tema livre