A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA INTERPRETATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rochele de Quadros Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

análise de conteúdo, ensino de ciências, pesquisa

Resumo

A análise de conteúdo é um instrumento de exploração interpretativa de documentos de diversas naturezas, procedida por técnicas que visam à organização e à sistematização de unidades textuais para a evidenciação de núcleos de sentido, a exemplo de temas, conceitos e significados. Constitui, sobretudo pela diversidade de aplicações e de recursos metodológicos, uma importante estratégia de subsídio à pesquisa interpretativa em Ensino de Ciências. Por essa razão, este artigo tem por proposta ser um ensaio teórico sobre a análise de conteúdo, notadamente por meio da caracterização dos seus fundamentos e objetivos, da apresentação de aspectos históricos, da indicação de suas possibilidades de aplicação, da descrição do método e de suas respectivas técnicas, da abordagem sobre o uso de softwares em sua consecução e da discussão de questões relativas às limitações do método. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se ampla revisão bibliográfica em obras referenciais sobre o tema, destacadamente o panorâmico livro Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. A detalhada descrição e a discussão sobre a análise de conteúdo permitiram, como resultado, evidenciá-la como importante estratégia subsidiária às pesquisas interpretativas em Educação em Ciências, colocando em perspectiva a potência da sua extrapolação teórico-metodológica a domínios de interesse da formação de professores e do ensino em Física.

Biografia do Autor

  • Marcello Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Doutorando em Educação em Ciências.
  • Rochele de Quadros Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências na UFRGS

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Tema livre