ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA DE UM POLO UAB
Palavras-chave:
Palavras-chaves, educação a distância, estágio curricular, formação de professores. - Keywords, distance education, curricular probation, teaching formationResumo
Resumo: As novas tecnologias têm-se mostrado de grande utilidade para a educação. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) sofreu grande expansão no ensino superior e com ela o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem se intensificado, possibilitando uma democratização do ensino. As reflexões apresentadas neste artigo procuram demonstrar os desafios e possibilidades da prática do estágio curricular na EaD. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa de coleta de dados, do tipo bibliográfico e de estudo de caso, apresentando como principais teóricos Belloni (2002; 2008), Moran (2002), Pimenta e Lima (2004). Na fase empírica da pesquisa foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários aos docentes, tutores e discentes de um curso de licenciatura a distância, pertencente a um polo do sistema UAB. A partir dos dados coletados foi possível verificar como acontece a prática do estágio na licenciatura a distância de um polo UAB. Os dados evidenciaram que, mesmo se tratando de um curso a distância, a prática do estágio curricular é de extrema importância para a formação profissional. Os problemas apresentados, inicialmente, não são muito diferentes dos cursos presenciais, visto que tem relação com aspectos destacados nessa modalidade: relação teoria e prática, realidade encontrada, domínio da sala de aula. Dentre essas dificuldades foi ressaltada uma característica nova, típica da modalidade a distância, sendo a falta de comunicação através do ambiente virtual, pelos docentes e discentes, o que acaba se tornando um problema para a efetivação da prática do estágio, além do acompanhamento nas atividades em campo.
Palavras-chaves: educação a distância; estágio curricular; formação de professores.
Abstract: The new technologies has been proven useful for education. In this context, Distance Education (DE) has greatly expansion in higher education and with it the system Open University of Brazil (UAB) has intensified, enabling a democratization of teaching. The reflections presented in this article demonstrate the challenges and possibilities of practice curricular probation in distance education. This research is a qualitative approach of data collection, bibliographical and case study, presenting with main theoretical Belloni (2002, 2008), Moran (2002), Pimenta and Lima (2004). In the empirical phase of the research were realized interviews and questionnaires for the teachers, tutors and students of a degree course distance, belonging to a pole system UAB. From the data collected it was possible to verify how the stage pratic in degree course distance from one pole UAB. The data showed that, although being a distance learning course, the practice of the stage is of extreme importance to vocational training. The problems presented initially aren't very different of presence courses, because the relates to issues accentuate in this modality: relation the theory and practice, the reality found, dominion of the classroom. Among these difficulties was highlighted a new characteristic, typical of distance mode and it is the lack of communication through the virtual environment, the teachers and students, that is becomes an issue for the efficiency of stage practice, and concomitant of field activities
Keywords: distance education; curricular probation; teaching formation
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