O DOCENTE UNIVERSITÁRIO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - THE PROFESSOR AND HIS PEDAGOGICAL PRACTICE ON TEACHING PORTUGUESE LANGUAGE

Autores

  • Penélopy Muniz Martins Lôbo Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Alcides Hermes Thereza Júnior Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Docente universitário, Prática de ensino, Língua Portuguesa - Keywords, College Professor, Teaching Practice, Portuguese Language

Resumo

RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem é algo que precisa ser refletido, analisado e estudado para que possa ser concretizado. Sendo assim, o docente terá condições de viabilizar, no espaço de sala de aula, um trabalho dinamizador, agradável, interativo e, sobretudo, diversificado. Buscamos, neste estudo, compreender acerca da prática de ensino de língua portuguesa no âmbito universitário, bem como verificar se a prática docente se enquadra no perfil tradicional ou inovador. Como parte do estudo, pudemos contar com a participação de docentes, que através de questionários, forneceram-nos informações necessárias para que pudéssemos trazer informações relevantes para a prática de ensino. Como resultado, concluímos que apesar dos docentes terem a consciência da importância de ser inovadores, o ensino universitário, ainda se espelha no tradicionalismo e a prática dos docentes de língua portuguesa, apresenta um caráter cada vez menos inovador.


Palavras-chave: Docente universitário, Prática de ensino, Língua Portuguesa

ABSTRACT: The process of teaching and learning is something that should be reflected, analyzed and studied, so that it can be implemented. Thus, the teacher will be able to facilitate the classroom work dynamic in order to make it enjoyable, interactive and especially diverse. This study tried to understand about the practice of professor Portuguese in the university, as well as verify that the teaching practice fits the profile traditional or innovative. As part of the study, we were able to count on the participation of professors. Their answers to a questionnaire provided us relevant information about the teaching practice. As a result, we concluded that although the teachers have awareness of the importance of being innovative, university education still reflects the traditionalism and practice of teachers of Portuguese, presents a character less and less innovative.


Keywords: College Professor, Teaching Practice, Portuguese Language

Downloads

Edição

Seção

Tema livre