DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: ENTRE A VOCAÇÃO E A TITULARIZAÇÃO
Palavras-chave:
Palavras-chave, Docência universitária. Vocação. Titularização. - Keywords, University Teaching. Vocation. SecuritizationResumo
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos ex-alunos do curso de Docência Universitária, pela UEG, UnU/Inhumas bem como descobrir se os alunos atuais irão continuar com a carreira docente ou se eles estão fazendo o curso somente pela titularização. Como problemática procurou-se analisar o motivo de tantos profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento buscar na pós-graduação em Docência Universitária uma formação docente ou apenas um título de especialista. A estrutura argumentativa foi desenvolvida a partir do estudo do histórico do surgimento da pós-graduação no Brasil e também na UEG, UnU/Inhumas. Através dos posicionamentos de Nóvoa (1992), Enguita (1991), Romanowski (2010), Lourencetti (2006), Libâneo (2000) e Pimenta (2002) foram discutidos a formação continuada, valorização e reconhecimento profissional e carreira docente. A investigação foi feita através de uma análise quanti-qualitativa entre vinte e oito alunos de todas as turmas de docência de Inhumas.
Palavras-chave: Docência universitária. Vocação. Titularização.
ABSTRACT: The present study aims to analyze the profile of the ex-students of University Teaching, the UEG, UNU / Inhumas and find out if the current students will continue with the teaching career or if they are taking the course only by securitization. As a problematic we tried to analyze the reason of so many professional graduates in various fields of knowledge search in postgraduate in University Teaching a teaching training or just a specialist title. The argumentative structure was developed from the study of the history of the emergence of post-graduate courses in Brazil and the UEG, UnU-Inhumas. Through placements of Nóvoa (1992), Enguita (1991) Romanowski (2010), Lourencetti (2006), Libâneo (2000) and Pimenta (2002) were discussed continuing education, appreciation and professional recognition and teaching career. The investigation was conducted through a quantitative and qualitative analyzes from twenty-eight students of all classes of University teaching in Inhumas.
Keywords: University Teaching. Vocation. Securitization
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.