A RELAÇÃO ENTRE A PESQUISA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FORMAÇÃO STRICTO SENSU E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Políticas públicas. Pesquisa. Trabalho docente. - Keywords, Public policy. Research. Teaching.

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a prática de pesquisa do
professor da educação básica, a análise apresentada recorta as categorias:
tempo e infra-estrutura. Este recorte se justifica pela pesquisa empírica,
cujos dados apontados pelos professores entrevistados indicam como
condição básica para realização da atividade de pesquisa as categorias
citadas. No referido trabalho adotou-se como método o Materialismo
Histórico Dialético e como referencial teórica a produção de Gramsci
(1995). A investigação toma como referência os professores com formação
stricto sensu que atuam na rede pública municipal e estadual da educação
básica de Goiânia, esta escolha se deve ao fato que estes professores
vivenciaram a formação e a realização de uma pesquisa ao participarem de
um programa de mestrado/doutorado. Como metodologia de pesquisa,
utilizamos a triangulação de instrumentos, sendo eles: a proposição de
questionários sendo que obtivemos 98 (noventa e oito) questionários
respondidos, entrevistas na qual foram entrevistados 31 (trinta e um)
professores da rede pública de educação básica de Goiânia e análise de
documentos, tais como: plano de carreira e estatuto do magistério. As
análises no levam a afirmar que os professores da educação básica
desejam/podem realizar pesquisas, mas não tem condições materiais e
estruturais para tal, é preciso considerar que juntamente com a discussão
epistemológica e a formação para a pesquisa, reivindicar e criar políticas
públicas que invistam nas condições de carreira, na infra-estrutura escolar e
na própria prática de pesquisa como componente material do trabalho.


Palavras-chave: Políticas públicas. Pesquisa. Trabalho docente.


Abstract: This study aimed to analyze the practice of teacher research in
basic education. This analysis focuses the categories of time and
infrastructure. This is justified by empirical research, whose data pointed to
by the interviewed teachers show both categories above mentioned as the
basic condition for carrying out the research activity. This work adopted the
Dialectical and Historical Materialism as a method and Gramsci’s (1995)
production as theoretical basis. This investigation takes post graduate
teachers (stricto sensu) as reference. They work in municipal and state basic
public education in Goiânia.This choice is due to the fact that those teachers experienced a training and conduction of a research when they engaged in a
master’s and doctorate program. As a research methodology, we used the
triangulation of instruments, namely: the proposition of questionnaires, from
which we obtained ninety-eight of them answered; interview of thirty-one
public school teachers of basic education from Goiânia; and the analysis of
documents, such as: career path and education statute. The analyses lead us
to claim that the basic education teachers want/can do research, but they
don’t have structural and material conditions. For that, one must consider
that along with the epistemological discussion and training for research, it is
necessary to claim and create public policies that invest in terms of career,
school infrastructure and in the research practice itself as a material
component of the work.


Keywords: Public policy. Research. Teaching.

Biografia do Autor

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Educação pela UFG. Professora adjunta da Universidade de Brasília.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre