E A CARNE SE FEZ VERBO: POEMAS MALDITOS, GOZOSOS E DEVOTOS - AND THE FLESH WAS MADE WORD: CURSED, JOYFUL AND DEVOUT POEMS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Hilda Hilst. Erotismo. Deus. Emancipação feminina. - Keywords, Hilda Hilst. Eroticism. God. Women. Emancipation.Resumo
Resumo: A reflexão sobre Deus perpassa a maior parte da poesia de Hilda Hilst,
como se através de seu fazer poético a autora não só pudesse apreendê-lo como
também garantir sua própria fé, fazendo de sua poesia a religião pela qual ela
questiona e, ao mesmo tempo, professa Deus. E, nesta sua profissão de fé, a
poeta muitas vezes subverte a concepção divina judaico-cristã, desestabilizando
a Imago Dei masculina que milenarmente legitima o patriarcalismo e a opressão
feminina. Por meio da leitura de dez, dos vinte e um poemas abrigados na obra
Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), buscamos demonstrar que uma de
suas estratégias utilizadas é o aproveitamento poético do erotismo. Embora a
autora não seja vinculada a um programa literário feminista, ao representar
poeticamente o erotismo, como via de acesso ao sagrado, contribui também para
promover a emancipação da mulher. Associam-se, assim, construção erótica e
construção da cidadania, analisadas neste texto de um ângulo simultaneamente
literário e sócio-existencial.
Palavras-chave: Hilda Hilst. Erotismo. Deus. Emancipação feminina.
Abstract: The reflection about God goes througout Hilda Hilst's poems,
as if through her poetical construction the author not only could
apprehend but as well guarantee her own faith, transforming her poetry
into the religion through which she debates and, at the same time, she
asseverates God. And, in this profession of faith, the poet many times
subverts the Jewish-Christian divine conception, unrelishing the
masculine Imago Dei that legitimized the patriarchalism and the feminine
oppression for so many centuries. By means of a reading analysis from
ten of the twenty poems sheltered in her work Poemas malditos, gozosos
e devotos (1984), we intend to demonstrate that one of her most used
strategies is the poetical exploitation of the eroticism. Although the author
is not tied to a literary feminist program, when representing poetically the
eroticism, as a way to access the sacred, she also contributes to promote
the emancipation of women. Thus, the eroticism construction and the
citizenship construction are associated, and will be analyzed throughout
this text from a simultaneously literary and social-existential angle.
Keywords: Hilda Hilst. Eroticism. God. Women. Emancipation.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.