E A CARNE SE FEZ VERBO: POEMAS MALDITOS, GOZOSOS E DEVOTOS - AND THE FLESH WAS MADE WORD: CURSED, JOYFUL AND DEVOUT POEMS

Autores

  • Mailza Rodrigues Toledo e Souza Cãmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Hilda Hilst. Erotismo. Deus. Emancipação feminina. - Keywords, Hilda Hilst. Eroticism. God. Women. Emancipation.

Resumo

Resumo: A reflexão sobre Deus perpassa a maior parte da poesia de Hilda Hilst,
como se através de seu fazer poético a autora não só pudesse apreendê-lo como
também garantir sua própria fé, fazendo de sua poesia a religião pela qual ela
questiona e, ao mesmo tempo, professa Deus. E, nesta sua profissão de fé, a
poeta muitas vezes subverte a concepção divina judaico-cristã, desestabilizando
a Imago Dei masculina que milenarmente legitima o patriarcalismo e a opressão
feminina. Por meio da leitura de dez, dos vinte e um poemas abrigados na obra
Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), buscamos demonstrar que uma de
suas estratégias utilizadas é o aproveitamento poético do erotismo. Embora a
autora não seja vinculada a um programa literário feminista, ao representar
poeticamente o erotismo, como via de acesso ao sagrado, contribui também para
promover a emancipação da mulher. Associam-se, assim, construção erótica e
construção da cidadania, analisadas neste texto de um ângulo simultaneamente
literário e sócio-existencial.


Palavras-chave: Hilda Hilst. Erotismo. Deus. Emancipação feminina.


Abstract: The reflection about God goes througout Hilda Hilst's poems,
as if through her poetical construction the author not only could
apprehend but as well guarantee her own faith, transforming her poetry
into the religion through which she debates and, at the same time, she
asseverates God. And, in this profession of faith, the poet many times
subverts the Jewish-Christian divine conception, unrelishing the
masculine Imago Dei that legitimized the patriarchalism and the feminine
oppression for so many centuries. By means of a reading analysis from
ten of the twenty poems sheltered in her work Poemas malditos, gozosos
e devotos (1984), we intend to demonstrate that one of her most used
strategies is the poetical exploitation of the eroticism. Although the author
is not tied to a literary feminist program, when representing poetically the
eroticism, as a way to access the sacred, she also contributes to promote
the emancipation of women. Thus, the eroticism construction and the
citizenship construction are associated, and will be analyzed throughout
this text from a simultaneously literary and social-existential angle.


Keywords: Hilda Hilst. Eroticism. God. Women. Emancipation.

Biografia do Autor

  • Mailza Rodrigues Toledo e Souza, Cãmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Letras, Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Edição

Seção

Tema livre