CRENÇAS DE APRENDIZES INICIANTES DE ESPANHOL SOBRE O BOM ALUNO - SPANISH BEGINNER LEARNERS BELIEFS ABOUT THE GOOD LEARNER

  • Luciana Schuster Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Crenças. Bom aluno. Ensino e aprendizagem. Espanhol. - Key words, Beliefs. Good learner. Teaching and learning. Spanish.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa procura verificar as crenças de aprendizes iniciantes
de um curso de espanhol como língua estrangeira sobre o bom aluno e
analisar a relação que elas mantêm com as experiências anteriores e as ações
destes aprendizes. Para isso, foram feitos questionários e entrevistas com os
alunos, observações participantes em sala de aula e anotações em diário de
campo. Os pressupostos que sustentam essa pesquisa fundamentam-se,
principalmente, nos estudos de Barcelos (1999, 2004) e Barcelos e Vieira-
Abrahão (2006), que sugerem um estudo contextual das crenças por
considerarem que estas estão em construção e reconstrução o tempo todo. Por
fim, são feitas considerações sobre as implicações para o ensino e
aprendizagem de línguas.


Palavras-chave: Crenças. Bom aluno. Ensino e aprendizagem. Espanhol.


Abstract: This research aims to verify the beginner learners beliefs about
the good learner, in a Spanish as a Foreign Language course. Moreover, it
shows the relation between the learners beliefs, their previous experiences
and their actions. For this, questionnaires and interviews were made with the
learners, with the participant observations in classrooms and notes in a
personal journal. The basis that support this research were upon the studies of
Barcelos (1999, 2004) and Barcelos and Vieira-Abrahão (2006). They
propose the beliefs study must be contextual because these are in
construction and reconstruction all the time. Finally, some considerations
about the implications for language teaching and learning are made.


Key words: Beliefs. Good learner. Teaching and learning. Spanish.

Biografia do Autor

Luciana Schuster, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás
Seção
Tema livre