A LEITURA INTERPRETATIVA: PELOS CAMINHOS DOS SIGNOS - THE INTERPRETATIVE READING: THROUGH THE SIGNS WAYS

  • Renata Rocha Ribeiro Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Rosane Reis de Oliveira Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Vestibulares. Semiótica. Iconicidade. - Key words, Vestibulares. Semiotic. Isotopic.

Resumo

Resumo: Ao se analisarem as provas de Português dos concursos
Vestibulares das universidades públicas brasileiras, percebe-se claramente
uma preocupação das bancas com as competências lexicais dos candidatos,
uma das quais diz respeito à leitura semiótica dos textos escolhidos para
interpretação. Surge, então, uma percepção incontornável: as questões de
Português Instrumental desses concursos devem orientar o professor a dar
uma nova feição às suas aulas. Nesse sentido, elaborou-se este trabalho com
o objetivo de abordar os principais caminhos com que os professores de
Língua Portuguesa devem conduzir a leitura de seus alunos de ensino médio
com vistas a um bom aproveitamento nas provas do concurso Vestibular.
Uma leitura contextualizada, já que a seleção lexical dos textos é projetada
no âmbito de outras áreas do conhecimento humano, e direcionada pela
iconicidade diagramática, isotópica e lexical. Essa é uma meta abordada
neste trabalho, que sugere a implantação de uma metodologia nova e
especial nas aulas preparatórias e que exige um olhar ampliado e obrigatório
do docente pelos certames do concurso, para sustentar uma teoria de
linguística textual mais produtiva ao desenvolvimento das capacidades de
leitura que irão auxiliar no reconhecimento das respostas certas de questões
de compreensão textual.


Palavras-chave: Vestibulares. Semiótica. Iconicidade.


Analyzing the Portuguese tests of the public university entrance contests in
Brazil, we clearly realize a concern of the examiners with the lexical
competencies of the candidates, one of which is about the semiotic of the
chosen texts for interpretation. So, there is an unquestionable perception: the
questions concerning Instrumental Portuguese of these contests should
orient the teacher to give a new approach to his classes. This way, a study
has been made in order to deal with the main ways with which Portuguese
teachers should relate with their high school students´ readings regarding a
good performance in the exams. A contextualized reading, since the lexical
selection of the texts is engineered in the range of other areas of human
knowledge and directed to the diagrammatic, isotopic and lexical iconicity.
This is a goal which is approached in this paper, which suggests the
implementation of a new methodology in special regarding the prep classes
which demands a broader and obligatory look by the teacher in terms of the
contest itself in order to support a textual linguistic theory which can be more productive to the development of the skills of reading which will aid
in the recognition of the right answers to reading comprehension texts.


Key words: Vestibulares. Semiotic. Isotopic.

Biografia do Autor

Renata Rocha Ribeiro, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual deGoiás, Unidade Universitária de Inhumas.

Rosane Reis de Oliveira, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Mestre em Letras pela UERJ. Professora Substituta da Graduação de Letras ( Departamento LIPO ILE
UERJ).
Seção
Tema livre