O CONTRATO PEDAGÓGICO EM ROUSSEAU: POSSÍVEL EM QUALQUER NÍVEL DO ENSINO?
Palavras-chave:
Rousseau. Contrato. Contrato Social. Contrato Pedagógico. Educação.Resumo
A compreensão do contrato pedagógico em Rousseau passa pela discussão a respeito da origem do conceito de contrato, convertido mais especificamente em contrato social. Cumpre-se aqui perguntar pela relação entre contrato social e contrato pedagógico, ao tempo em que se busca saber de sua possibilidade em diferentes níveis de ensino. Considerando-se o disposto por Rousseau no Emílio, é possível certificar-se de que o próprio contrato social requer uma troca de respeito e compromisso que passam pelo âmbito afetivo, próprio de todo processo educacional. Daí afirmar-se o contrato pedagógico em tudo que diz respeito ao ensino e à aprendizagem, de modo que se fará necessário em todos os níveis de ensino. Parte-se, pois, do entendimento de Rousseau para o que ele propõe para o contrato social, em sua obra de igual nome – Do Contrato Social. Passa-se ao seu projeto de educação para a humanidade apresentado no Emílio ou da educação, quando é possível identificar uma precondição para o político-social no que diz respeito à educação de Emílio, acompanhado pelo preceptor até o seu matrimônio com Sofia, ao tempo em que vai se fazendo o contrato pedagógico em um processo de educação, que pode ser compreendido como política educacional.
Referências
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