FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
, Ensino de biologia. Formação inicial. Práticas docentes.Resumo
Resumo: As novas mudanças na matriz curricular dos cursos de licenciatura trazem em debate a discussão sobre a formação do professor, para o ensino básico brasileiro. A proposta atual de estágio, para as licenciaturas, modifica não só a carga horária, como exigência para a formação no ensino superior. Ela modifica também a responsabilidade de formação dos professores das práticas de ensino e das metodologias específicas, trazendo essa responsabilidade para todas as disciplinas pedagógicas e integradoras. Através deste estudo, nos propomos a investigar quais são os tipos de transformações que a universidade tem promovido no profissional, em formação, ao longo do curso de graduação em licenciatura de Ciências Biológicas. Para tal, propomos aos alunos que fizessem um relato de experiência de seus estágios, no ensino médio, nas escolas, após passarem pelo estágio no ensino fundamental. Ao analisarmos os relatos de experiência dos nossos discentes, constatamos o que já desconfiávamos; os alunos, em sua maioria, não desejam atuar na licenciatura ao se formarem. As mudanças no papel do professor e as constantes transformações sociais e das relações professor-aluno nos obrigam a pensar sempre no tipo de formação inicial que oferecemos aos nossos alunos da licenciatura. Sendo assim, precisamos tomar atitudes preventivas para que os docentes, em formação, se tornem mais preparados para enfrentar o cotidiano escolar. Nesse sentido, precisamos aproximar, cada vez mais, a universidade da escola, os conteúdos da formação inicial, à realidade prática do ensino.
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