COMPLEXIDADES E CONTRADIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA BNCC
Palavras-chave:
Ensino Religioso. BNCC. Educação. Diversidade Religiosa. Metodologia Pedagógica.Resumo
O presente artigo investiga os desafios enfrentados na implementação do Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, focando na dificuldade de definir o objeto de estudo e estabelecer critérios científicos para a disciplina em um contexto educacional diversificado. A BNCC, apesar de ser um avanço no sistema educacional, encontra obstáculos específicos no ER, especialmente na promoção do respeito à pluralidade de crenças e no incentivo ao diálogo inter-religioso. O estudo aborda a complexidade da inclusão do ER nos currículos escolares, marcada pela dificuldade em conciliar uma pluralidade de enfoques pedagógicos. Este artigo justifica-se pela necessidade de uma análise crítica e construtiva sobre os métodos e abordagens pedagógicas do ER, ressaltando a importância de adaptar a disciplina à diversidade cultural e religiosa do Brasil. A metodologia adotada baseia-se em uma análise qualitativa, exploratória e bibliográfica dos documentos da BNCC e estudos correlatos, visando identificar e propor soluções para os desafios encontrados na integração eficaz do ER no currículo escolar brasileiro. O objetivo é promover um ER que não só respeite a laicidade do Estado, mas também contribua para a formação integral dos estudantes, enfatizando valores como empatia, tolerância e respeito às diferenças.
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