COMPLEXIDADES E CONTRADIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA BNCC

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso. BNCC. Educação. Diversidade Religiosa. Metodologia Pedagógica.

Resumo

O presente artigo investiga os desafios enfrentados na implementação do Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, focando na dificuldade de definir o objeto de estudo e estabelecer critérios científicos para a disciplina em um contexto educacional diversificado. A BNCC, apesar de ser um avanço no sistema educacional, encontra obstáculos específicos no ER, especialmente na promoção do respeito à pluralidade de crenças e no incentivo ao diálogo inter-religioso. O estudo aborda a complexidade da inclusão do ER nos currículos escolares, marcada pela dificuldade em conciliar uma pluralidade de enfoques pedagógicos. Este artigo justifica-se pela necessidade de uma análise crítica e construtiva sobre os métodos e abordagens pedagógicas do ER, ressaltando a importância de adaptar a disciplina à diversidade cultural e religiosa do Brasil. A metodologia adotada baseia-se em uma análise qualitativa, exploratória e bibliográfica dos documentos da BNCC e estudos correlatos, visando identificar e propor soluções para os desafios encontrados na integração eficaz do ER no currículo escolar brasileiro. O objetivo é promover um ER que não só respeite a laicidade do Estado, mas também contribua para a formação integral dos estudantes, enfatizando valores como empatia, tolerância e respeito às diferenças.

Biografia do Autor

  • Eduardo Sales de Lima, Unicesumar; UniCV; Grupo de pesquisa em Humanidades UniCV; Grupo de pesquisa sobre Lutero e a Teologia da Reforma na FTSA; Grupo de Estudos Interdisciplinares em Teologia, Religião e Religiosidade da UniCesumar.

    Doutor em Teologia pela EST; Doutorando em Ciências da Religião pela FUV; especialista em Diálogo Inter-religioso pela FAJE; Especialista em Ontologia e Epistemologia pela Facuminas; Graduação em Teologia e Licenciatura em Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia. Atual como Docente na Unicesumar e UnicV, leciona nas áreas de Teologia, Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia. 

  • Exupério Antônio de Souza, UniCV; PIIC/UniCV; Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica da UniCV

    Discente do curso de Ciências da Religiao da UniCV; Associado do Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica da UniCV.

  • Rafael Ribeiro Nascimento, UniCV; FTSA; PIIC UniCV; Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica

    Mestrando em Teologia/FTSA; Graduado em Teologia (FAK); Discente de Licenciatura em Ciências da Religião/UniCV; colaborador no grupo de pesquisas em Iniciação científica da UniCV. 

Referências

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Tema livre