UNIDADES PRISIONAIS E A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COM FINS À REINSERÇÃO SOCIAL
Palavras-chave:
Unidades Prisionais. Educação Emancipatória. Reinserção social.Resumo
Este trabalho visa apresentar algumas reflexões feitas com base em um Trabalho de Curso - TC, defendido no ano de 2022, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Inhumas. Mediante uma pesquisa teórica bibliográfica, o estudo teve como objetivo geral pensar o contexto das unidades prisionais, no Brasil, bem como a importância de uma educação emancipatória com fins à reinserção social daqueles que foram ou estão privados da liberdade. Nesse sentido, após analisar as transformações sociais, econômicas e culturais sofridas pelas unidades prisionais ao longo do seu processo de constituição, o estudo faz um breve resgate histórico das prisões no Brasil. Na sequência, defendendo a essencialidade de uma prática educativa emancipatória, analisa os limites e as possibilidades da educação, diante do desafio de promover a reinserção social dos apenados. Ora, considerando o momento histórico vivido em nosso país, trata-se de uma reflexão fundamental na defesa de uma sociedade mais justa, garantidora dos direitos humanos fundamentais para todos. O estudo tem como referências fundamentais, Saviani (1984); Luckesi (1994); Freire (2001); Santiago (2016); Cara (2019), dentre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.