FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE INHUMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14349

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados decorrentes de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, no período de 2016 a 2018. Trata-se de uma reflexão sobre as políticas públicas “para e na” diversidade, na perspectiva de verificar como ocorre a inclusão na rede regular do ensino público. Para tanto, consideramos relevante promover reflexões sobre a inclusão escolar abordando a formação de professores e a institucionalização das Salas de Recursos Multifuncionais e seu papel no âmbito do ensino regular público. Desse modo, a pesquisa tem como objeto de estudo, analisar o processo de inclusão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Inhumas. De forma específica, analisar a formação de professores, a fim de, identificar práticas pedagógicas que evidenciem a educação especial e inclusiva, tendo em vista a pluralidade presente no contexto escolar; em que medida a formação docente abarca e contribui para o processo de inclusão na rede regular; e identificar quais são as formas e as atividades desenvolvidas com os alunos que constituem o público-alvo da educação especial, nas Salas de Recursos Multifuncionais. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados autores, como: Reis (2006), Lima (2006), Carvalho (2005), Braun (2016), González (2002), Carneiro (2007), Monferrari e Rodrigues (2021), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que, trabalhar dentro da perspectiva inclusiva, é pensar na e para a heterogeneidade, abordar dinâmicas e métodos diversificados, com o objetivo de abarcar as diferenças e viabilizar possibilidades de apropriação e construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. Formação de Professores.

Biografia do Autor

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis
  • Byanca Teles da Silva, Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Goianira, Go

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas (2018). Bolsista de Iniciação científica pelo CNPq (Período vigente 2016/2017) vinculado ao projeto de pesquisa "Os Reflexos das Políticas Públicas de Diversidade e Inclusão na Rede Regular do Ensino Fundamental". Pós graduada (Latu sensu) em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Educacional HBF (2019). Pós Graduada (Latu Sensu) em Docência na Educação Básica e Profissional pelo IFG - Câmpus Inhumas (2020). Professora regente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”