DISCURSOS DE IDENTIDADES DE RAÇA E ETNIA EM REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Erick Samuel Silva Thomas
  • Ariovaldo Lopes Pereira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14343

Resumo

Este artigo propõe uma discussão acerca de representações de identidades de raça/etnia de pessoas negras em uma coleção de livros didáticos de língua inglesa, sob a ótica da Análise de Discurso Crítica (ADC). O principal objetivo deste estudo é analisar como são representadas as identidades de pessoas negras em manuais de ensino de língua inglesa e como os discursos veiculados por tais representações agem no sentido de construir e/ou desconstruir essas identidades. Para tanto, recorremos a uma abordagem qualitativa tipificada como análise documental, uma vez que o nosso objeto de análise são livros didáticos – registros de realidades humanas os quais permanecem ao longo do tempo. A base teórica que dá suporte à análise aborda conceitos como discurso, representação, identidade de raça e etnia, tratados por autores como Foucault (1996), Fairclough (2001), Célia Magalhães (2001), Izabel Magalhães (2005), Hall (2006) e Munanga (2004), entre outros. Os resultados demonstram que, embora haja diferentes formas de representação de pessoas negras nos livros analisados por meio de imagens que, por vezes, se complementam com mensagens verbais politicamente engajadas, as atividades propostas não problematizam essas temáticas e tampouco promovem uma reflexão crítica sobre elas, contribuindo, assim, para a desconstrução identitária e o silenciamento das questões culturais, políticas e identitárias desses sujeitos.

 Palavras-chave: Discurso. Identidades. Raça. Etnia. Livro didático.

Biografia do Autor

  • Erick Samuel Silva Thomas

    Graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestrando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás UFG).

  • Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutor em Linguística Aplicada, área de concentração: ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 2007), com pós-doutorado cursado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da profa. Dra. Walkyria Monte Mór. Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília - UnB, 2000). Especialista em Língua Inglesa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG) e em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Estadual de Goiás - UEG). Graduado em Letras Português/Inglês (Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, atual Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica - Anápolis-GO). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde atua no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Possui experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de LE, formação de professores, análise de discurso crítica e (multi)letramentos. Seus interesses de pesquisa incluem: educação linguística crítica, materiais didáticos, letramentos críticos, tradução e diversidade e identidades de gênero. É editor executivo da revista Via Litterae (ISSN: 2176-6800). É membro associado da ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil. Integra o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, na Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela professora Dra. Walkyria Monte Mór e o professor Lynn Mario Menezes Teixeira de Souza.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”