MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS SOB PERSPECTIVAS CRÍTICAS

UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS STRICTO SENSU EM GOIÁS

Autores

  • Vivian Silva Castelo Branco UEG
  • Viviane Pires Viana Silvestre UEG
  • Ana Luísa Carvalho Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14341

Resumo

Esta pesquisa consiste em um levantamento de dados bibliográficos, por meio de palavras-tema, em bancos de dados da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD) de programas de pós-graduação de universidades públicas de Goiás, com foco na área de linguagens. O principal intuito deste estudo é investigar que praxiologias críticas com foco em materiais didáticos de línguas têm sido construídas por linguistas aplicados(as) em pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu de universidades públicas de Goiás. De modo específico, este estudo almeja: a) mapear pesquisas em nível stricto sensu desenvolvidas em universidades públicas de Goiás com foco em material didático de línguas sob o viés das perspectivas críticas; b) analisar que temas sociais, tensões e desestabilizações são focalizadas nesses estudos. Com base em Siqueira (2010, 2012), Jordão (2016) e outros, foram analisados os seis trabalhos encontrados na busca, elucidando quais as problematizações estão sendo discutidas, e quais as lacunas presentes no cenário atual no que diz respeito a materiais didáticos de línguas.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”