POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA CORPORIFICADA E INTERSECCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14338Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir alguns direcionamentos para uma educação linguística crítica, considerando a relação corpo-linguagem como alternativa interseccional. Consideramos a interseccionalidade como alternativa praxiológica para aulas de línguas, discutindo sua relação com a educação e seu potencial para a promoção de uma educação linguística transgressiva (COLLINS; BILGE, 2021; CRENSHAW, 2013; HOOKS, 2013, PENNYCOOK, 2006). Junto a isso, versamos a relação corpo-linguagem (HASHIGUTI, 2022), a fim de problematizar o silenciamento de corporalidades não-hegemônicas em investigações da linguística aplicada e propor uma abordagem interseccional para essa relação em aulas de línguas. Nessa direção, propomos a utilização de narrativas de mulheres pretas gordas faveladas na educação linguística (GONZALEZ, 2020; RAMOS, 2021; REIS, 2019), com o objetivo de confrontar sua estigmatização, aproximar a sala de aula de línguas de vivências e corporalidades não-hegemônicas, contribuindo para uma educação linguística crítica, corporificada e interseccional.
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