POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA CORPORIFICADA E INTERSECCIONAL

Autores

  • Gabriel Gomes Ferreira Moreira Universidade Estadual de Goiás
  • Jeniffer Gonçalves do Ó Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14338

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir alguns direcionamentos para uma educação linguística crítica, considerando a relação corpo-linguagem como alternativa interseccional. Consideramos a interseccionalidade como alternativa praxiológica para aulas de línguas, discutindo sua relação com a educação e seu potencial para a promoção de uma educação linguística transgressiva (COLLINS; BILGE, 2021; CRENSHAW, 2013; HOOKS, 2013, PENNYCOOK, 2006). Junto a isso, versamos a relação corpo-linguagem (HASHIGUTI, 2022), a fim de problematizar o silenciamento de corporalidades não-hegemônicas em investigações da linguística aplicada e propor uma abordagem interseccional para essa relação em aulas de línguas. Nessa direção, propomos a utilização de narrativas de mulheres pretas gordas faveladas na educação linguística (GONZALEZ, 2020; RAMOS, 2021; REIS, 2019), com o objetivo de confrontar sua estigmatização, aproximar a sala de aula de línguas de vivências e corporalidades não-hegemônicas, contribuindo para uma educação linguística crítica, corporificada e interseccional.

Biografia do Autor

  • Gabriel Gomes Ferreira Moreira, Universidade Estadual de Goiás

    Possuo graduação em Letras: inglês, pela Universidade Federal de Goiás (2020), e sou discente de mestrado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Sou membro do GT Transição - Grupo de estudos sobre formação de professoras/es de línguas - da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, trabalho como professor de língua inglesa na rede estadual de educação de Goiás. Me interesso por perspectivas críticas e decoloniais na educação linguistica de língua inglesa e desenvolvo estudos a partir de perspectivas interculturais críticas e decoloniais.

  • Jeniffer Gonçalves do Ó, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás- UEG. Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo PPGIELT- UEG. Se interessa, principalmente, pelas temáticas de letramentos, feminismo e decolonialidade dentro da Linguística Aplicada. 

  • Ariovaldo Lopes Pereira

    Doutor em Linguística Aplicada, área de concentração: ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 2007), com pós-doutorado cursado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da profa. Dra. Walkyria Monte Mór. Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília - UnB, 2000). Especialista em Língua Inglesa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG) e em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Estadual de Goiás - UEG). Graduado em Letras Português/Inglês (Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, atual Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica - Anápolis-GO). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde atua no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Possui experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de LE, formação de professores, análise de discurso crítica e (multi)letramentos. Seus interesses de pesquisa incluem: educação linguística crítica, materiais didáticos, letramentos críticos, tradução e diversidade e identidades de gênero. É editor executivo da revista Via Litterae (ISSN: 2176-6800). É membro associado da ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil. Integra o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, na Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela professora Dra. Walkyria Monte Mór e o professor Lynn Mario Menezes Teixeira de Souza.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”