PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14314Resumo
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), documento elaborado pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) (Brasil, 2008), materializa no país uma tendência mundial que orienta as diretrizes para essa área da Educação e guarda uma estreita relação com outros relevantes documentos, tais como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994). Este artigo busca identificar e analisar as pesquisas científicas desenvolvidas em programas de mestrados acadêmico e doutorado cujo que têm como objeto as práticas pedagógicas, a fim de compreender como essas ocorrem no contexto da inclusão dos estudantes no serviço de educação especial. Os resultados evidenciam que, mesmo depois de uma década e meia da implementação da PNEEPEI, as práticas pedagógicas ainda são homogeneizantes e demonstram divergências entre os documentos que asseguram a inclusão e a realidade sugerida nas pesquisas. Assim, resta evidente a importância de uma formação docente específica para garantir a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e um repensar do fazer pedagógico por parte dos professores, a fim de que possam reavaliar suas ações pedagógicas e a organização do ensino.
Palavras-chave: Educação básica. Inclusão. Práticas pedagógicas.
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