A QUESTÃO DA MULHER EM JOHN LOCKE

O SENTIDO RADICAL DO PRINCÍPIO DE IGUALDADE, DO PATRIARCADO E DA FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14289

Resumo

Neste artigo discutimos a questão da mulher em John Locke a partir do seu conceito de igualdade. O nosso pressuposto é de que o filósofo se refere a humanos e não ao gênero masculino ao radicalizar o princípio da igualdade. Afirmamos também que, ao elaborar os seus pensamentos sobre a educação, não questionou o patriarcado, seguindo-o quase sem contestação. Parece-nos que a saída, considerando o próprio patriarcalismo, está na sua interrogação, possível a partir da radicalização do princípio de igualdade elaborado por Locke, todavia, no âmbito da sociedade instituída.

Biografia do Autor

  • Ged Guimarães, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Estadual de Goiás no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. E-mail: gedguimaraes@gmail.com.

  • Larissa Landim Carvalho, Universidade Federal de Goiás

    Advogada. Linguista. Doutoranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Bolsista Capes. E-mail: larissalandimcarvalho@gmail.com.

  • Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação pela Unicamp. Professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Goiás nos cursos de Letras, História e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. E-mail: veraluciapinheiro27@gmail.com.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”