OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14275Resumo
O ensino de Literatura na Educação Básica brasileira tem enfrentado desafios devido aos avanços tecnológicos que diminuem o interesse dos estudantes pela leitura tradicional desenvolvida em sala de aula. Isso deixa os professores preocupados e levanta questionamentos sobre as formas de ensino da Literatura e seus efeitos sobre os estudantes. Diante dessas implicações, este artigo propõe-se a discutir e refletir acerca dos desafios que os professores enfrentam para ensinar Literatura na Educação Básica, especificamente no Ensino Médio, e identificar quais são os maiores obstáculos para desenvolver um ensino que se aproxime do que deveria ser as aulas de Literatura, visando desenvolver nos adolescentes, que estão totalmente imersos no universo digital, o gosto pela leitura. Para isso, o artigo pretende, por meio do método bibliográfico, revisitar leituras e discussões realizadas durante uma disciplina do mestrado, dialogando com estudiosos como Cosson (2014), Frye (2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), Calvino (2007), dentre outros. Os resultados sugerem que entre os maiores desafios estão a falta de atenção, o excesso de informações e a dificuldade dos professores em atraírem o foco dos alunos para os textos literários da escola. Nesse sentido, entende-se que os professores devem buscar estratégias que conciliem o uso dos recursos tecnológicos com explicações e diálogos críticos e reflexivos sobre os temas e livros abordados nas salas de aula. Para isso, é importante que os professores busquem formação contínua, para estarem aptos a adaptarem seus métodos de ensino às necessidades da escola e dos alunos.
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