IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS INTERPRETAÇÕES INTERMODAIS EM SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: COM A PALAVRA, OS AGENTES SURDOS
Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial. Interpretação intermodal. Público surdo.Resumo
Este artigo pretende, a partir de entrevistas semiestruturadas virtuais individuais, conhecer as impressões e as perspectivas de um discente e um docente, ambos surdos, de uma mesma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais, a respeito do ensino remoto emergencial e da interpretação intermodal que sucedeu nas aulas, em razão da pandemia do Covid-19. De maneira geral, os dados desvelam que a relação e a interação entre os agentes surdos e os intérpretes são mantidas nesse formato remoto, porém a conectividade da internet pode interferir negativamente, implicando no congelamento e no desfoque da imagem dos profissionais ao produzirem as informações em língua de sinais. Esse fato gera um comprometimento na compreensão da mensagem pelo interlocutor surdo. Ainda, no processo de vocalização, a legenda presente na plataforma virtual utilizada possibilita que os surdos acompanhem a referida interpretação e, sendo necessário, auxiliem os intérpretes com informações adicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.