"O" ELO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13220

Resumo

O objetivo geral desse artigo é fomentar reflexões sobre a interação entre família e escola, instituições imprescindíveis na sociedade. Os objetivos específicos são: compreender o conceito e a função da família, refletir sobre o papel do professor, e analisar a importância social da escola. O estudo é justificado pela importância da relação entre família e escola. Para a realização deste estudo, foram utilizados como processo de pesquisa, estudo de revisão bibliográfica, a pesquisa referiu – se a questões voltadas a relação e funções que a família possui com a escola, e ambas as instituições são fundamentais na vida de todos os indivíduos. O trabalho permitiu a reflexão sobre alguns conceitos importantes para a temática estudada, e uma maior compreensão das autoras sobre o tema, o entendimento sobre a influência da contribuição da família no desenvolvimento das crianças, em ação conjunta com professor e escola, é muito importante, além disso, também foi possível refletir acerca do papel que o professor desempenha. E com tudo isso, mesmo havendo desafios, foi notório que é executável uma boa relação entre família e escola.

 

Biografia do Autor

  • ELLEN RISIA DE SIQUEIRA FREITAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÁS

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH). Graduada em Pedagogia (licenciatura) pela UnUCSEH/UEG (2015-2018). Bolsista de Pós-Graduação Stricto Sensu - nível mestrado da UEG, aprovada no edital n. 4/2020. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2015-2017). Foi professora e Auxiliar de Apoio Escolar na instituição Aprendizado Marista Padre Lancísio (2020-2021). Participa de pesquisas voltadas a área de Educação.

  • AMANDA BEATRIZ SILVA DE GODOI, UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

    Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Desenvolve pesquisas na linha de Movimentos sociais, poder político e transformação social. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, História do Brasil e História da Educação. Membra do Núcleo de Estudos em Movimentos Sociais (NEMOS/UFG).

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Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação