A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13214

Resumo

Resumo: Neste artigo, realizamos uma pesquisa exploratória e estudo bibliográfico de artigos científicos para identificar e analisar estudos que discutem o ensino remoto emergencial na educação do/no campo. Um total de 38 artigos foram coletados por meio de busca nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, publicados individualmente ou de forma colaborativa por 92 autores. Os temas mais recorrentes são formação inicial e continuada de professores para o trabalho online, recursos tecnológicos utilizados para práticas docentes, dificuldades com velocidade e acesso à internet por parte dos estudantes, dificuldades dos pais e responsáveis para o acompanhamento dos alunos em atividades remotas, desafios da gestão escolar em fortalecer o trabalho colaborativo de todos para que pudessem se sentir seguros e confiantes, desigualdades sociais e vulnerabilidade econômica dos povos do/no campo. Os resultados obtidos evidenciam que a produção dos artigos está concentrada no Nordeste, principalmente no estado da Bahia, embora haja número expressivo de pesquisas nas regiões Sul e Centro Oeste do País, distribuídos em 23 revistas e 11 eventos científicos, publicados no período de janeiro/2020 a janeiro/2022. O estudo evidencia as desigualdades sociais promovidas por este ensino, mediado por tecnologias digitais ou pelo uso de materiais impressos, para os sujeitos do/no campo as consequências históricas de vulnerabilidade social e econômica vêm à tona frente as diversidades de suas dimensões: sociais, culturais, éticas e políticas na contemporaneidade.

Palavras-chave: Educação do/no Campo. Ensino Remoto Emergencial. Desigualdades Sociais. Diversidades.

Biografia do Autor

  • Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1991), mestrado em
    Educação pela mesma universidade (1997), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de
    Janeiro (2006) e Pós-doutorado em Currículo da Educação do campo pela Universidade do Estado de Mato
    Grosso. Desde 1993 é professora na UFMT, atuando também em cargos de gestão desta Instituição, primeiro
    como diretora do Instituto de Educação (2009/20130) e posteriormente como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação (2016/2020). Atualmente compõe o quadro docente do curso de graduação em Pedagogia e se
    encontra credenciada no quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação IE/UFMT,
    nos cursos de Mestrado (desde 2008) e de Doutorado (desde 2015). Tem ampla experiência como pesquisadora
    no campo de Educação, é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED), é membro
    da Sociedade Brasileira de Currículo (ABdC), já coordenou e se encontra como vice-coordenadora do GT
    Currículo no EPE-CO. A docente desenvolve pesquisas com ênfase em currículo; currículo e diferença; política de
    currículo; educação do campo; políticas afirmativas na Educação Básica e no Ensino Superior; e currículo,
    pedagogia e formação de professores.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação