A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13214Resumo
Resumo: Neste artigo, realizamos uma pesquisa exploratória e estudo bibliográfico de artigos científicos para identificar e analisar estudos que discutem o ensino remoto emergencial na educação do/no campo. Um total de 38 artigos foram coletados por meio de busca nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, publicados individualmente ou de forma colaborativa por 92 autores. Os temas mais recorrentes são formação inicial e continuada de professores para o trabalho online, recursos tecnológicos utilizados para práticas docentes, dificuldades com velocidade e acesso à internet por parte dos estudantes, dificuldades dos pais e responsáveis para o acompanhamento dos alunos em atividades remotas, desafios da gestão escolar em fortalecer o trabalho colaborativo de todos para que pudessem se sentir seguros e confiantes, desigualdades sociais e vulnerabilidade econômica dos povos do/no campo. Os resultados obtidos evidenciam que a produção dos artigos está concentrada no Nordeste, principalmente no estado da Bahia, embora haja número expressivo de pesquisas nas regiões Sul e Centro Oeste do País, distribuídos em 23 revistas e 11 eventos científicos, publicados no período de janeiro/2020 a janeiro/2022. O estudo evidencia as desigualdades sociais promovidas por este ensino, mediado por tecnologias digitais ou pelo uso de materiais impressos, para os sujeitos do/no campo as consequências históricas de vulnerabilidade social e econômica vêm à tona frente as diversidades de suas dimensões: sociais, culturais, éticas e políticas na contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação do/no Campo. Ensino Remoto Emergencial. Desigualdades Sociais. Diversidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.